Agenda Medicina & SaúdeÚltimas Matérias

Agenda Medicina & Saúde

Associação Expedicionários da Saúde vence Prêmio Zayed de Sustentabilidade

A organização, sem fins lucrativos, baseada no Brasil, venceu o Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2023 na categoria Saúde, na 14ª Cerimônia de Premiação realizada durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW). A solenidade de premiação contou com a presença de líderes mundiais, ministros e personalidades dos Emirados Árabes Unidos e do exterior, além dos finalistas de 2023.

A Associação Expedicionários da Saúde presta atendimento médico e cirúrgico especializado a comunidades indígenas geograficamente isoladas na Amazônia, por meio de seu Complexo Hospitalar Móvel. A premiação é o reconhecimento dos serviços prestados pela equipe da ONG. Ao longo de seis expedições de 2015 a 2022, a organização realizou mais de 1.900 cirurgias que melhoraram a saúde da região, incluindo a melhoria da visão após a cirurgia de catarata.

Empresas doam 100 mil preservativos para mulheres em situação de vulnerabilidade

A Reckitt Health & Nutrition Comercialdivisão de saúde e nutrição do Grupo Reckitt, por meio de sua marca Jontex, fez uma doação inicial de 100 mil preservativos para a Casa Florescer, instituição que acolhe mulheres trans e travestis em situação de vulnerabilidade social. A camisinha é o método mais eficaz para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HIV/aids e a sífilis, e essa ação visa contribuir para a redução da transmissão dessas doenças.

Com o slogan ‘Compre e Doe’, Jontex, a campanhaconvida os clientes a colaborarem para a continuidade da iniciativa que começou dia 12 de janeiro e terminará dia 12 de fevereiro de 2023. Comprando qualquer embalagem de Jontex, em uma das mais de 4 mil farmácias participantes das redes Drogarias São Paulo e Pacheco, Farmácias São João, Drogaria Venâncio e Pague Menos, uma unidade de Jontex Morango será destinada a instituição. Independentemente do resultado, a quantidade (100 mil) está garantida. Caso a arrecadação seja superior, a marca repassará o volume extra em até 60 dias após o fim da campanha.

Congresso da SOCESP

Inscrições para Temas Livres se encerram em 30 de janeiro

A SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo comunica aos interessados que termina no próximo dia 30 de janeiro o prazo de inscrições para Temas Livres a serem apresentados no Congresso de Cardiologia que a entidade realizará esse ano, entre 08 e 10 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

De acordo com o coordenador da sessão Temas Livres do evento, Eduardo Gomes Lima, “a SOCESP é reconhecida por incentivar o desenvolvimento científico. Nesse sentido, encoraja que toda boa produção científica seja apresentada em grandes congressos da especialidade antes da publicação do artigo completo. Por isso, muito se orgulha de receber os resumos, fruto do empenho de seus autores”.

As premiações em dinheiro vão para os primeiros e segundos lugares das categorias Jovem Investigador, Melhor Pesquisa Básica, Melhor Pesquisa Clínica e Mérito Interdisciplinar, bem como para o primeiro e segundo colocados na classificação geral das áreas interdisciplinares.

“Como novidade, em 2023, os Temas Livres – apresentados sob a forma de ‘Relato de Casos’, ganharão mais destaque com a publicação dos cinco melhores na Revista da SOCESP”, destaca o coordenador.

Mais informações: http://socesp2023.com.br/tema-livre/normas-para-envio

Fabiana Funk é eleita presidente do Conselho da ABCVAC

A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) acaba de eleger Fabiana Funk como Presidente do Conselho Deliberativo para a gestão de 2023 a 2025. Fabiana é CEO da Clínica Prevenção Vacinas Ltda e foi vice-presidente da ABCVAC na gestão encerrada em 2022. Ela também é diretora de Responsabilidade Social do Sindicato do Comércio de Chapecó e Região (SICOM); tem mestrado em Desenvolvimento Regional no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); e MBA em Executivo em Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fabiana Funk salienta: “Com o apoio da nova ministra da Saúde, a cientista e pesquisadora Nísia Trindade Lima, que tem como uma das bandeiras a vacinação, contribuiremos muito para a imunização no Brasil”, declara Fabiana.

Associação Brasileira de Avaliação Óssea tem nova diretoria

            O novo grupo que estará à frente da entidade no biênio 2023/2024 conta como presidente o endocrinologista Sérgio Maeda, e demais colegas: Marcelo Pinheiro (Vice-Presidente), Maria Fernanda Brandão de Resende Guimarães (Secretária), Maria Lúcia Fleiuss de Farias (Diretora Científica), todos reumatologistas, e o ginecologista Marcelo Steiner (Tesoureiro). De acordo com o Dr. Sérgio Maeda, “serão dois anos de muito trabalho. Nossas principais ideias, além de aumentar o número de associados, são renovar os cursos que a ABRASSO oferece e retomar aqueles que ficaram parados durante a pandemia. E já começamos a pensar em toda a preparação para a 11ª edição do BRADOO – Congresso Brasileiro de Densitometria, Osteoporose e Osteometabolismo, que ocorrerá, em Brasília (DF), em 2024”,

UFMG oferta curso de férias sobre Terapia do Esquema

 De 24 a 26 de janeiro de 2023, das 19h às 21h, o Departamento de Psicologia da UFMG promove um curso de férias pela plataforma Zoom com o tema Terapia do Esquema baseada em etapas: modelos de intervenção individual e em grupo. O curso será conduzido pelo professor Rodrigo Trapp, mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele também tem formação em Terapia do Esquema Individual/Grupo pelo Schema Therapy Institute Midwest (ISST), em Michigan, Estados Unidos.
A Terapia do Esquema é uma alternativa a pacientes que não respondem muito bem à terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ela foi criada pelo psicólogo estadunidense Jeffrey Young e integra o grupo de terapias de terceira onda. A inscrição deve ser feita por:.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZoMIT8t1AQdYJbaHF2mIbDqDf8KfTDJVPsQHIjYrKZ1aOmw/viewform

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo