Faculdade Ciências Médicas inaugura Centro de Memória
Em seu discurso, durante a inauguração, o ginecologista Lucas Viana Machado ressaltou sua amizade, admiração e respeito por seu querido pai, o Dr. Lucas Machado
Fundada há quase 70 anos, a Faculdade Ciências Médicas tem um importante papel na saúde e na educação de Belo Horizonte. Para se ter uma ideia, a instituição foi idealizada pelo Dr. Lucas Machado que sentiu a necessidade de ampliar a formação do corpo médico de Minas Gerais. Então, com outros 11 médicos da Santa Casa, fundaram, em 1950, a Faculdade Ciências Médicas.
Ao longo de quase sete décadas, a Faculdade vem escrevendo uma rica história, que agora poderá ser conhecida, em detalhes, no Centro de Memória. O espaço começou a ser montado em 2016, sob curadoria do professor Geraldo Magela Gomes da Cruz. Dois anos mais tarde, em 2018, o trabalho de limpeza e catalogação do acervo foi iniciado. Foram identificados recursos didáticos, como projetores de slides e retroprojetor, materiais de laboratório, equipamentos usados em consultas e tratamentos, livros, mobiliário, fotografias, documentos institucionais e muitos outros objetos. A história da instituição e evolução da medicina reúne 1500 itens.
De acordo com a museóloga do Centro de Memória, Paola Cunha, o acervo preserva a história da Faculdade e também é uma importante fonte de pesquisa, pois abre novas possibilidades de informação sobre a História da Medicina, História e Memória de Belo Horizonte, História do Ensino Superior em Minas Gerais, Biografias e Pesquisas em Saúde.
O resgate desta memória é uma inciativa da Feluma, Fundação Educacional Lucas Machado, mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.