Troco Solidário: campanha aumenta arrecadação do Hospital da Baleia
A campanha “Quem doa, atrai coisa boa”, que está em curso em Belo Horizonte até o próximo mês de março, busca aumentar as doações para o Hospital da Baleia, instituição filantrópica referência em tratamento oncológico e pediátrico.
O marketing tem um papel transformador no fortalecimento de projetos sociais. A campanha “Quem doa, atrai coisa boa”, estruturada voluntariamente pela Agência Lebbe para o filantrópico Hospital da Baleia, está em curso e une estratégia e solidariedade com o objetivo de aumentar a arrecadação de recursos a partir do “troco solidário”.
De acordo com o CEO da agência, Fernando Corrêa, a ação é fundamental para que a comunidade conheça e se engaje com o trabalho de excelência do Baleia. “A instituição ajuda a maioria dos pacientes de forma gratuita e as pessoas precisam conhecê-la. A estratégia foi aumentar o ticket médio de doação de R$ 0,20 para R$2,00. Para isso, criamos uma recompensa. Quem doa esse valor recebe um ímã colecionável, com palavras como solidariedade, amor.”
Em dezembro/2023, a campanha teve início nos pontos de venda de 19 unidades dos supermercados EPA e Mineirão, em Belo Horizonte, e continua até março/2024. “Inicialmente, a ação era apenas nas lojas, mas cresceu e compôs a campanha tradicional de final de ano do Hospital. Atuamos em várias frentes, então. Além do ímã colecionável e PDV’s, também produzimos um filme e conteúdos para redes sociais, backbus e rádio”, destaca Fernando.
Sobre o diferencial na estratégia de marketing, ele afirma que a campanha não se pauta apenas na doação, mas, sim, no engajamento social no qual quem doa também recebe coisas boas. “Além do retorno positivo, materializado no ímã, invertemos essa lógica de pedir a doação a partir das perspectivas tristes. O aumento da arrecadação do ticket vem do retorno positivo de quem doa, seja pelo sentimento de solidariedade e gratidão que consiste na atitude, seja no entendimento do trabalho de excelência que o Hospital faz para salvar vidas.”
Impacto social – O Baleia é o segundo hospital de Minas Gerais que mais realiza cirurgias pediátricas em crianças de até 12 anos, atende mais de 750 municípios mineiros e realiza mais de 640 mil procedimentos por ano. Cerca de 90% dos atendimentos são gratuitos, via Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Danielle Ferreira, superintendente de mobilização e recursos da instituição, as doações resultantes da campanha institucional fortalecem setores como Hemodiálise, Oncologia adulto, Pediatria e Ortopedia. “Acreditamos que a combinação da campanha nos pontos de venda com as estratégias de visibilidade na mídia online e offline permitirá alcançar muitas pessoas, reforçando o propósito do Hospital da Baleia de salvar vidas”.