O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha: “os desafios ainda são muito grandes, mas nós sentimos dos associados que temos conseguido ser relevantes para eles, auxiliando em várias questões”
A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI -, celebra 30 anos com o lançamento de um vídeo documental contando a história da entidade, suas lutas, conquistas e desafios futuros. Ao longo do ano, várias atividades especiais foram promovidas em comemoração à data, como a Academia ABRAIDI e a campanha #produtosparasaúde – cuidando de você!, para citar apenas dois exemplos.
A ABRAIDI foi fundada em 14 de dezembro de 1992, em Porto Alegre/RS, depois de uma reunião no mês anterior, realizada em São Paulo/SP, com distribuidores e importadores de produtos para a saúde que buscavam um fortalecimento do segmento para encontrar soluções de problemas comuns. “Ao longo da sua história, a Associação sempre teve o compromisso de fomentar os padrões de qualidade e conformidade com base no arcabouço normativo e regulatório”, lembra o seu presidente Sérgio Rocha.
Na década seguinte da sua fundação, a entidade lançou, na Feira Hospitalar, um kit de “Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição de Produtos para a Saúde”. No mesmo período promoveu, em conjunto com a Anvisa, o “I Fórum de Segurança Sanitária de Produtos para Ortopedia”. Foi pioneira ao implantar um Código de Conduta que já passou por quatro revisões e atualizações.
A 4ª edição do Código de Ética e de Conduta, atualizada em 2020, contempla os “Princípios de Bogotá”, que norteiam a Coalizão Interamericana de Ética e da qual a ABRAIDI é integrante do Comitê Executivo. Os “Princípios de Bogotá” orientam a adoção de práticas éticas nos negócios no setor de tecnologia médica, aplicáveis às associações de fabricantes de dispositivos, incluindo diagnóstico e distribuidores do hemisfério Ocidental.
A Associação foi idealizadora, juntamente com o Instituto Ethos, do acordo setorial Ética Saúde com total independência administrativa e que, atualmente, contempla em seu Conselho Consultivo, associações representativas de toda a cadeia da saúde. A ABRAIDI ainda possui uma forte conexão intersetorial com entidades coirmãs, sendo integrante da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde – ABIIS -, e, nos últimos anos, tem projetado a sua participação internacional, como na Global Medtech Compliance Conference, na Coalizão Interamericana de Ética no setor de dispositivos médico e na Coalizão Interamericana de Convergência Regulatória.
“Os desafios ainda são muito grandes, mas nós sentimos dos associados que temos conseguido ser relevantes para eles, auxiliando em várias questões, e também para o setor de saúde, participando ativamente de debates e atividades que discutem políticas públicas de saúde”, destaca Sérgio Rocha.
No mês passado, como parte das comemorações dos 30 anos, a ABRAIDI anunciou, durante o 11º Encontro da Coalizão Interamericana de Ética no Setor de Tecnologia Médica e a MedTech Conference, ambas realizadas em Boston, o lançamento da Trilha de Compliance. O programa é uma reformulação do curso básico que a Associação oferece todos os anos, com o objetivo de capacitar as empresas para que avaliem seus programas de integridade sob o ponto de vista da efetividade. “O Compliance é um constante aprimoramento e temos auxiliado as associadas nesse sentido, além de debatermos o tema constantemente em fóruns nacionais e internacionais”, complementa Sérgio Rocha, que participou do encontro e recebeu da AdvaMed, o reconhecimento pelo trabalho da ABRAIDI junto a seus associados no Brasil e na interlocução internacional com outras entidades nos assuntos de Compliance, ética e integridade.