Ação antioxidante do tomate: fonte valiosa de licopeno

Cada país tem suas particularidades e a alimentação é sempre uma parte importante da cultura de cada local. Isso reflete diretamente também na qualidade de vida de determinadas populações. Enquanto em algumas regiões vemos pessoas com mais problemas de saúde por consumirem produtos mais industrializados e processados, em outros locais é possível encontrar pessoas mais saudáveis, com altos índices de longevidade e, inclusive, com a pele mais bonita, devido aos seus costumes gastronômicos, como é o caso da Itália.

Conforme explica o Dr. Maurizio Pupo/Campinas/SP, farmacêutico e professor especialista em cosmetologia, “são vários os fatores que contribuem para a beleza natural das italianas, bem como seus hábitos alimentares e estilo de vida. Mas, neste caso, podemos destacar o alto consumo do puro extrato de tomate na Itália, com receitas que são passadas de geração para geração, ricas em antioxidantes e abundante na dieta daquela população”. E o tomate, segundo informa, “tem um forte papel na proteção contra os danos causados pelo sol, na promoção da hidratação cutânea, produção de colágeno, na contribuição para uma pele mais uniforme e vibrante, além de ajudar a evitar as temidas manchas, rugas e flacidez”.

De acordo com Maurizio Pupo, “alimentos que oferecem ação antioxidante para o nosso corpo são sempre benéficos, já que eles protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres. Frutas e vegetais coloridos, nozes, sementes, chá verde, peixes ricos em ômega 3 e alimentos contendo vitaminas C e E são ricos em antioxidantes e, dentre essas opções, é possível destacar o poder do licopeno (substância carotenoide que dá a cor avermelhada nos alimentos) no tomate”.

Estudos sobre os benefícios do extrato de tomate – Um estudo realizado na Alemanha, pelo Instituto de Bioquímica e Biologia Molecular e pelo Instituto de Dermatologia, avaliou os efeitos de uma dieta rica em licopeno, antioxidante derivado do tomate. Doze participantes saudáveis seguiram uma dieta com diversos produtos contendo extrato de tomate, com uma média de 10 mg de licopeno por dia, durante 3 meses. Os resultados mostraram um aumento significativo nos níveis séricos de licopeno e na redução da formação de eritemas por exposição à radiação UV, ou seja, apresentam um efeito protetor. “Desta forma, concluiu-se que uma dieta rica em diferentes fontes de licopeno, como  o tomate, pode efetivamente aumentar a concentração desse antioxidante no sangue e reduzir o estresse oxidativo”, diz o farmacêutico.

Outro estudo realizado no Reino Unido, pela Universidade de Manchester e Salford Royal NHS Foundation Trust, referenda também o poder do tomate. Vinte mulheres ingeriram 55g de pasta de tomate (que contém aproximadamente 16 mg/dia de licopeno) com azeite, durante 12 semanas, enquanto um outro grupo recebeu apenas azeite. A intensidade do eritema (vermelhidão da pele) foi medida antes e após a exposição à luz UV. O estudo concluiu que o licopeno presente no tomate promoveu uma proteção contra os danos solares agudos e, potencialmente, contra os de longo prazo. “Isso sugere que a ingestão de licopeno proveniente de fontes dietéticas pode oferecer proteção contra danos cutâneos induzidos pela luz UV”, diz o especialista.

Benefícios do licopeno – Conhecido por suas propriedades antienvelhecimento, o licopeno oferece perspectivas não apenas para a saúde, mas, também, para a indústria alimentar e cosmética. “É importante ressaltar que muitos benefícios do licopeno para a pele são mais eficazes quando o nutriente é consumido como parte de uma dieta equilibrada. Existe uma nova recomendação dietética que enfatiza a ingestão de frutas e vegetais ricos em antioxidantes, destacando o papel do licopeno na prevenção de doenças”, explica o farmacêutico, destacando que “o tomate, uma joia vibrante da natureza, não é apenas um ingrediente saboroso em nossas refeições, mas, também, uma fonte valiosa de licopeno, um carotenoide com uma série de benefícios para a saúde”, acrescenta o farmacêutico.

Abaixo, ele aponta como o licopeno presente no tomate pode ser um elixir para a nossa saúde:

Sair da versão mobile