Agenda Medicina & SaúdeÚltimas Matérias

Agenda Medicina & Saúde   

Psicologia Viva e ações de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio. Principalmente, durante esse período, há diversas ações no país de esclarecimento e apoio, entre elas as realizadas pela Psicologia Viva, conceituada plataforma de saúde mental da América Latina e integrante da Conexa.

Como seu relatório, ela realizou 23 ações de “posvenção” frente a tentativa ou ideação suicida e quatro ações com sobreviventes enlutados por casos de suicídio, entre novembro de 2021 e agosto de 2022. Em telemedicina, foram 19 atendimentos para manejo de tentativa ou ideação do ato, apenas entre julho e agosto de 2022, segundo levantamento da Conexa.

Os dados alertam que o delicado tema deve ser prioridade das empresas durante o ano todo, não apenas no Setembro Amarelo (mês de conscientização sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio, que tem como lema deste ano “A Vida é a melhor escolha”). Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a cada ano, 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo.

De acordo com a psicóloga Luciene Bandeira, diretora de saúde metal da Conexa e responsável técnica pela ação  Psicologia Viva, apesar do tabu que ainda envolve o tema, o RH deve promover intervenções de prevenção ao suicídio, programas para diminuir condições de vulnerabilidade e riscos biopsicossociais que levam a um sofrimento tão agudo, além de propagar acolhimento e ambientes de socialização protetivas a saúde mental.

“É preciso ter um olhar para a saúde integral do colaborador, incluindo a mental, todos os dias. Ao contrário do que se pensa, falar sobre adoecimento emocional e o ato de atentar contra a própria vida não estimula a ação, mas ajuda na prevenção. Rodas de conversas e palestras são eficientes para começar, seguidas de sensibilização da liderança e criação de uma brigada de saúde mental para situações emergenciais, sob a orientação de um psicólogo. Falar sobre o tema possibilita que os colegas identifiquem possíveis fatores de risco e saibam como acolher a pessoa em sofrimento”.

Edital Revista TODOS Drogasil 2022 repassa recursos para ongs que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social

Com o objetivo de apoiar quem trabalha para fortalecer e ampliar o acesso gratuito a diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde física e mental no país, o Edital Revista TODOS Drogasil 2022 vai repassar cerca de R$ 3,7 milhões para 10 ONGs ao longo de três anos para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Feito em parceria com a Drogasil, o Edital recebeu mais de 230 organizações e as 10 ONGs foram elencadas em duas categorias. Os recursos do edital são obtidos com a venda da revista TODOS e suas publicações especiais, que são criadas e produzidas pela Editora MOL e vendidas com exclusividade na rede Drogasil. 

De acordo com Maria Izabel Toro, gerente de Investimento Social da RD- RaiaDrogasil, “é muito gratificante ver um interesse tão grande pelo nosso edital, e, principalmente, conseguir garantir o aumento do número de instituições atendidas. Estamos atingindo o nosso objetivo de gerar impacto social positivo na saúde dos mais vulneráveis”

Dentre as ações que serão realizadas com o valor repassado às instituições, estão a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência física por meio da reabilitação neuromotora, atendimento a pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, apoio a pacientes oncológicos, e cirurgias reconstrutivas para crianças e adultos com fissuras faciais.

Grupo Santa Joana recebe certificação internacional de sepse

Os Hospitais e Maternidades Santa Joana, Pro Matre Paulista e Santa Maria/São Paulo/SP, que fazem parte do Grupo Santa Joana, receberam a certificação do Programa de Distinção no Tratamento da Sepse, desenvolvido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) em parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) – importante reconhecimento internacional. A conquista como ‘Centros de Excelência em Sepse’ comprova que os protocolos das maternidades do Grupo são baseados nas melhores práticas ao garantir assistência de qualidade para as pacientes, além de contar com a sua experiência clínica, altamente especializada em cada atendimento.

Segundo Dra. Camila Andrade, coordenadora do protocolo de Sepse do Hospital e Maternidade Santa Joana e infectologista do Grupo Santa Joana, “essa conquista fortalece o compromisso que o Grupo Santa Joana tem com a segurança e qualidade no atendimento das pacientes obstétricas. Buscamos constantemente métodos de inovação com indicadores que comprovam a excelência de nossos serviços”.

Ciências Médicas MG: nota máxima para cursos EaD

O Ministério da Educação e Cultura renovou credenciamento da Faculdade Ciências Médicas para cursos na modalidade EaD.  O alto padrão de ensino da Faculdade Ciências Médicas – MG foi mais uma vez reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC. O órgão renovou o credenciamento da Instituição para a continuidade da oferta de cursos na modalidade EaD, conferindo a nota 5, o conceito máximo.

A Comissão de Avaliadores do MEC analisou a FCM-MG por meio de indicadores compreendidos nos seguintes eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.

Jornada Paulista de Cosmiatria 2022

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-Regional São Paulo realiza um grande evento de Cosmiatria (novos procedimentos estéticos) da América Latina, reunindo, nos dias 23 e 24 de setembro, no WTC Events Center /São Paulo, profissionais de todo Brasil.

Programados debates sobre: anatomia do paciente para procedimentos estéticos, uso do Laser CO2 e Fios de PDO, Preenchimentos para face e glúteo, Calvície feminina e o Transplante de cabelo masculino, Enxertos de gordura do próprio paciente para estética corporal, e Cosmiatria para cirurgia reparadora, entre outros temas.

Informações: http://www.sbcp-sp.org.br/jpc2022

Congresso Brasileiro de Nutrologia

A   ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia – promove o XXVI Congresso Brasileiro de Nutrologia, que tem início na próxima quinta-feira, dia 22, e se estende até sábado, 24 setembro. Após dois anos em formato on-line, a edição 2022 será presencial, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e contará com uma grade de palestrantes nacionais e internacionais.

Na pauta de debates: Obesidade, Nutrologia Esportiva, Nutropediatria, Nutrogeriatria, Transtornos Alimentares, Nutrição Enteral e Parenteral, Estilo de Vida, entre outros temas

Para o presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho, a promoção deste tipo de encontro de atualização cientifica, cada vez mais rico em conhecimento, é a missão da entidade. “Nesta edição esperamos milhares de congressistas de todo o país para atualização sobre a prática da Nutrologia na prevenção e tratamento de doenças multifatoriais”, ressalta.

Mais informações:

https://abran.org.br/cbn2022/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo