Agenda Medicina & Saúde
Prêmio Fronteiras da Saúde: Inovação, Saúde, Acesso e Sustentabilidade.
A Dra. Katia Ramos Moreira Leite, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia, foi contemplada este ano com o Prêmio Fronteiras da Saúde em virtude das suas atividades profissionais como médica patologista, professora e pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A premiação aconteceu recentemente, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, Distrito Federal.
A premiação foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e o Global Forum Fronteiras da Saúde com o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas e empresas que trazem inovação a área de saúde, na luta contra o câncer e também das doenças cardiovasculares, que representam algumas das causas defendidas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, desde 2008.
De acordo com a Dra. Kátia Leite, “um diagnóstico preciso e o uso de medicamentos direcionados a alterações genéticas específicas trouxeram avanços significativos no tratamento de câncer nos últimos anos. O diagnóstico é sempre a condição para a definição do melhor tratamento e daí a importância da minha especialidade médica, a patologia”.
Diploma de Honra Ao Mérito
O professor e pesquisador José Carlos Nogueira foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito da Academia Mineira de Medicina pelos seus relevantes serviços e contribuições à AMM. A solenidade aconteceu no auditório Oromar Moreira da Associação Médica de Minas Gerais.
SOCESP: inscrições abertas para temas livres
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP, está com as inscrições abertas para receber os “Temas Livres” para a edição 2023 de seu Congresso de Cardiologia. O evento será realizado em nos dias 08, 09 e 10 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A data limite para o envio dos trabalhos é 30 de janeiro. Mais informações: https://socesp.org.br/
Tese da UFMG comprova eficácia da redução de estômago por endoscopia
Em tese defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFMG, o médico Bruno Sander/Belo Horizonte, avaliou a eficácia e a segurança da gastroplastia endoscópica, método de redução de estômago realizado por endoscopia. De acordo com o seu estudo, em mais de 200 pacientes analisados, não houve complicações relativas à cirurgia, apesar do endoscopista destacar a necessidade de exames prévios, como, por exemplo, o de risco cirúrgico, já que a gastroplastia é feita sob efeito de anestesia geral. O procedimento é indicado a pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, podendo ser realizado em pacientes a partir dos 18 anos. Não há limite máximo de idade.
Dasa Oncologia inaugura primeira unidade 100% voltada a pacientes oncológicos na Barra da Tijuca (RJ)
A Dasa, rede de saúde integrada do país, inaugurou no início de dezembro, sua primeira unidade exclusiva para o cuidado coordenado do paciente oncológico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). A previsão é que, a partir de 2027, o câncer será a maior causa de morte no Brasil, ultrapassando doenças cardiovasculares. Esse crescimento está relacionado ao envelhecimento da população e, consequentemente, aos fatores de riscos favoráveis ao desenvolvimento da doença. Para Dr. Emerson Gasparetto, diretor geral de negócios hospitalares e oncologia na Dasa, “o novo espaço no Rio de Janeiro foi planejado em prol do paciente para que este tenha o atendimento acolhedor e personalizado durante toda a sua jornada”.
Human Clinic inaugura nova unidade em Angra dos Reis
A Human Clinic, especializada em estética com foco em saúde e bem-estar, instalada em São Paulo, capital, expandiu suas atividades para o interior do Estado. No último dia 10 de dezembro, ela inaugurou a sua versão customizada – a Human Clinic Express – no condomínio FRADE, em Angra dos Reis.
Hipolabor integra grupo de desenvolvimento da primeira vacina 100% brasileira contra covid
Referência no mercado nacional, a Hipolabor, fabricante de genéricos injetáveis do Brasil, integra a equipe de desenvolvimento da Spintec, primeiro imunizante desenvolvido com tecnologia e insumos totalmente nacionais. O projeto é coordenado pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed).
A Hipolabor vai atuar para viabilizar a comercialização do imunizante, prevista para 2024. A indústria mineira dará suporte aos ensaios clínicos, especialmente da fase 3, que deverá ser encerrada até o primeiro semestre de 2024 e vai envolver mais de 4 mil voluntários de várias partes do Brasil.
Para o presidente da Hipolabor, Renato Alves, “é um processo inovador, que quebra barreiras. A tecnologia e a informação fazem parte da nossa trajetória. Estamos muito orgulhosos em fazer parte desse projeto”.