Agenda Medicina & Saúde

Entidades de saúde defendem autonomia da Anvisa e da ANS contra emenda proposta na Câmara dos Deputados

            A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI), a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e outras 28 entidades que representam todos os segmentos da saúde publicaram manifesto contrário à Emenda nº 54, apresentada perante a Medida Provisória nº 1.154/2023, que sugere transferir a competência normativa das Agências Reguladoras Federais para Conselhos externos.

O documento destaca que “a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – e a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – são responsáveis por todo arcabouço técnico-regulatório que garante a segurança e a eficácia dos produtos e serviços disponibilizados para população brasileira. Suas decisões são tomadas com base em evidências, à revelia de pressões externas, o que aumenta sua credibilidade e sua confiança perante a sociedade em defesa da saúde, a exemplo do vivenciado na pandemia de Covid-19”.

          As entidades alertam que “o desmonte do arcabouço regulatório brasileiro acarreta elevada insegurança jurídica para o setor saúde e prejudica a previsibilidade de ações e investimentos no país. Enfraquecer a autonomia da Anvisa e da ANS é desconsiderar todo um conjunto de esforços já efetuados pelo Estado brasileiro para garantir um controle sanitário eficiente e um mercado sustentável, com resultados comprovados e coerentes com as nossas necessidades”.

O documento completo está no site: https://abiis.org.br/abiis-assina-manifesto-em-defesa-das-agencias-reguladoras/

 Dasa: inclusão social e promoção da diversidade

A Dasa, rede de saúde integrada do Brasil, encerrou 2022 com avanços importantes na promoção da diversidade, da inclusão e da igualdade racial, aumentando substancialmente a representatividade de grupos diversos na empresa. Até dezembro, a companhia contratou 110 profissionais transexuais, 250 pessoas com deficiência e 67 negros para cargos de liderança. Essa evolução no time da companhia é acompanhada por programas inovadores de acolhimento aos colaboradores dentro do Dasa Cuida, além de capacitações para gestores se atualizarem e lidarem com as especificidades de cada time de forma cada vez mais inclusiva.

Para Fábio Rosé, Diretor-Geral de Pessoas e Cultura da Dasa, “os talentos estão em todas as raças, idades, gêneros, etnias, corpos e orientações sexuais. Uma empresa representativa é fundamental para que os usuários da nossa rede integrada de saúde se sintam vistos e compreendidos. Além disso, a pluralidade de vozes e visões de mundo fomentam a inovação”

Hospital Evangélico BH: representantes em Brasília

O superintendente executivo do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, Perseu Perruci, e a gerente de Relacionamento e Negócios, Joyce Venâncio, estiveram em Brasília para apresentar a instituição para os parlamentares mineiros que acabam de tomar posse no Congresso Nacional e também para fortalecer as parcerias já firmadas nos anos anteriores para a destinação de recursos de emendas da saúde. O HE de BH é uma instituição filantrópica que atende cerca de 80% pelo SUS.  “Nosso objetivo com esta visita é estreitar os laços da instituição com a bancada mineira, para consolidar os relacionamentos que já fizemos e abrir novas parcerias com os parlamentares que tomaram posse pela primeira vez. Com esses recursos podemos priorizar a compra de insumos para garantir a operacionalização dos serviços realizados e, assim, potencializar o atendimento à população mais carente do Estado”, explica Perruci.

Vítimas das chuvas no Litoral Norte

A rede RaiaDrogasil entregou, nesta sexta-feira, 14 mil medicamentos, além de fraldas e lenços umedecidos às famílias atingidas pelas chuvas no Litoral Norte de São Paulo. Em paralelo, a RaiaDrogasil segue sensibilizando a população para participar da campanha “Troco Solidário”, onde o cliente pode arredondar o saldo final da sua compra em dinheiro doando a diferença para a ação. A cada R$ 1,00 doado, a RD doará a mesma quantia para as vítimas das chuvas. Participam desta ação todas as unidades Droga Raia e Drogasil do Estado de São Paulo.

O valor  total da arrecadação do mês de fevereiro será encaminhada para o projeto SOS Enchentes da ONG Ação da Cidadania, criada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, falecido em 1997.

Inovação Social: Projetos brasileiros concorrem a Prêmio Internacional

Iniciativas nas áreas de saúde, mobilidade sustentável e economia sênior são destaque

Um semáforo inteligente, uma plataforma de talento sênior e uma solução que pode baratear em até 20 vezes uma cirurgia de reconstrução craniana: são as três iniciativas brasileiras, que estão entre as finalistas do Prêmio Fundación MAPFRE à Inovação Social, em colaboração com o IE University. Os vencedores serão divulgados no dia 24 de maio, em Madrid.

Com o objetivo de encontrar soluções para desafios nas áreas de saúde, mobilidade sustentável e economia sênior, a sexta edição do prêmio recebeu 347 projetos, de empreendedores da Espanha, Alemanha, Brasil, Chile, Guatemala e Estados Unidos, 70% a mais do que na edição do ano anterior. Entre eles, 12 finalistas foram selecionados para sessões de coaching da IE University.

Além do reconhecimento internacional, três vencedores receberão, cada um, 40 mil euros para impulsionar seus projetos, que passam a fazer parte da Rede Innova, comunidade de empreendedores onde se fomenta a troca de conhecimento.

Sair da versão mobile