INTO alerta para maior incidência de osteoporose em mulheres
No recente Dia Internacional da Mulher, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) fez um alerta importante à saúde feminina: as mulheres têm mais chances de desenvolver osteoporose ‒ uma doença que diminui a densidade dos ossos, tornando-os mais frágeis e porosos e, por isso, ampliando o risco de fraturas.
Embora se manifeste em ambos os sexos, é entre a população feminina que a doença surge de maneira mais precoce. “A queda hormonal abrupta no período da menopausa é o principal fator responsável por essa maior incidência entre as mulheres”, destaca o Dr. Rodrigo Buksman, geriatra da Área de Medicina Interna do INTO/RJ.
Segundo o médico, isso acontece porque são esses hormônios que modulam o funcionamento das células do osso. “O estrogênio age inibindo a reabsorção óssea, mas, durante a menopausa, seus níveis despencam, acelerando o processo de perda da densidade mineral”.
Apesar de ser uma doença ligada ao envelhecimento, outros fatores de risco – além das deficiências hormonais – favorecem o surgimento da osteoporose, como o tabagismo, o sedentarismo, a falta de cálcio e vitamina D, o histórico familiar, entre outros. Para o médico geriatra, no entanto, um dos maiores perigos é o fato da osteoporose ser uma doença silenciosa. No geral, não existem sintomas e a pessoa só descobre a doença após o surgimento de uma fratura. Eventualmente, em casos mais graves, pode haver dor nas costas devido ao achatamento de vértebras com pequenas fraturas e até diminuição da altura”, salienta Buksman.
A principal forma de identificar a doença é por meio do exame de densitometria óssea. Para as mulheres, a recomendação é que o exame seja feito aos 65 anos, exceto quando há fatores de risco – como a fratura por fragilidade óssea – o que antecipa a idade ideal para 40 anos.
Pró-Cardíaco e Samaritano Higienópolis
Os hospitais Pró-Cardíaco/RJ, Samaritano Higienópolis, Alvorada Moema, ambos de São Paulo, e Santa Joana Recife/Recife, foram mencionados em dois importantes rankings elaborados pela revista Newsweek em parceria com a Statista, empresa de pesquisa e análise de dados. O Pró-Cardíaco é unanimidade no Rio de Janeiro e referência em cardiologia. É o que revela o ranking Top Specialized Hospitals – Cardiac Surgery 2023. Já os hospitais Samaritano Higienópolis, Alvorada Moema e Santa Joana Recife foram reconhecidos como World´s Best Hospitals 2023.
Prêmio IESLA de produção científica
A médica ginecologista e obstetra Norma Moraes Salvador, vice-presidente do Conselho de Família da Rede Mater Dei de Saúde, recebeu o Prêmio IESLA – Instituto de Educação Superior Latino-americano de Produção Acadêmico-Científica. A premiação é um reconhecimento àqueles que contribuem ativamente para a educação empreendedora e a educação científica nas esferas nacional e mundial. O Grupo Educacional IESLA é o maior instituto educacional das Américas e conveniado a mais de 50 universidades no mundo, oferecendo programas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em todos os continentes.
Norma Salvador tem mais de seis décadas de dedicação à medicina e, juntamente com o marido, José Salvador Silva, fundou a primeira unidade hospitalar da Rede Mater Dei de Saúde em Belo Horizonte, em 1980. O casal tem quatro filhos – Henrique, Maria Norma, Márcia e Renato; 10 netos; e oito bisnetos
Obras Sociais Irmã Dulce e Elvesier
Referência nas regiões Norte e Nordeste do país em assistência integral, multiprofissional e humanizada, as obras sociais Irmã Dulce são também destaque no ensino em saúde e pesquisa científica. Utilizando as “Plataformas da Elvesier”, a instituição atende seu corpo clínico, residentes e pesquisadores, conforme informa o Dr. Sandro Barral, há 25 na entidade.
Segundo ele, ”como a instituição é muito grande, a plataforma Elvesier contribui para a padronização no uso de informações, para os nossos protocolos e técnicas. É um importante embasamento de literatura científica, podendo ser acessada remotamente. No momento, estamos na fase de treinamento e o feedback que tenho recebido das pessoas é muito positivo. Todos reconhecem o sacrifício envolvido para provermos essas ferramentas de qualidade”.
Hoje, a entidade filantrópica é um dos maiores complexos do país com atendimento direcionado 100% para o SUS.
Santa Casa BH: Qualidade em Transplante
Maior hospital transplantador de Minas Gerais, a Santa Casa BH (SCBH) acaba de receber o selo Nível A, do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (QUALIDOT), do Ministério da Saúde. A certificação, que é a qualificação máxima concedida a hospitais de todo o Brasil que integram o Sistema Nacional de Transplante (SNT), é baseada na análise de indicadores relativos a volume, segurança e qualidade da assistência prestada, com o intuito de aperfeiçoar os mecanismos de controle dos procedimentos.
Gestão Hospitalar – A Faculdade Casa BH também formou recentemente a sua 1ª turma de Gestão Hospitalar. Trata-se de um marco na história da instituição porque além de ter sido o primeiro curso oferecido pela faculdade, foi reconhecido com nota 5 (escala de 1 a 5)
Ebramed e Digital Medicina
A Escola Brasileira de Medicina – EBRAMED, em parceria com a Digital Medicina, disponibiliza a todos os médicos, alunos dos cursos de pós-graduação em todo o país, o seu Programa de Plantão de Sobreaviso. O objetivo é viabilizar o avanço para titularidade de médico especialista por meio dessa ferramenta, com possibilidade de remuneração.