Agenda Medicina & Saúde

Mutirão de Cirurgias em Bom Despacho- MG

A Faculdade de Medicina da UFMG, Liga Acadêmica de Feridas da UFMG, Fundação de Pesquisa e Ensino da Cirurgia (Fupec) realizaram entre os dias 06 de 13 de maio, na cidade Bom Despacho/MG, o Mutirão de Cirurgias. De acordo com a Dra. Beatriz Deoti, presidente da FUPEC, durante o período foram realizadas cirurgias benignas e malignas das diversas doenças da pele, em uma ação gratuita para a população. A seleção dos pacientes foi feita pelo médico do Programa de Saúde da Família (PSF) dentro dos critérios definidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Os procedimentos foram realizados no Centro de Especialidades Médicas de Bom Despacho.

         A propósito, Dra. Beatriz Deoti, presidente da FUPEC, vem zelando para manter o DNA da fundação criado pelo Professor Alcino Lázaro da Silva, um grande humanista, que esteve à frente da fundação por 32 anos, no tripé ensino, pesquisa e extensão, com prestação de serviços assistenciais de qualidade para a população.

Margareth Dalcolmo: prêmio hospitalar 2023 – personalidade do ano

            28ª Hospitalar homenageou, no último dia no dia 26 de maio, com o Prêmio Hospitalar 2023 – Personalidade do Ano, uma das expoentes da ciência no País: a médica pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). 

A médica foi laureada por seu papel de destaque durante a pandemia de covid-19, quando disseminou informações confiáveis aos brasileiros por meio de entrevistas e artigos nos principais veículos de comunicação, combateu fake news, esclareceu dúvidas e conscientizou a população sobre a importância das medidas preventivas, o que  salvou milhões de vidas.

Formada em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Margareth Dalcolmo realizou sua residência em Pneumologia na Fiocruz, e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Há dois anos, recebeu o Prêmio Personalidade do Ano, concedido pelo Sistema Globo. Precursora no combate ao tabagismo, a médica passou a ocupar em 2022 a cadeira número 12 da Academia Nacional de Medicina. Neste mesmo ano, conquistou o Prêmio Jabuti, na categoria ciências, com seu livro “Um Tempo para Não Esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”.

Com mais de 120 artigos científicos publicados no Brasil e no Exterior, Margareth Dalcolmo integra o Grupo de Peritos para aprovação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também é membro do Comitê Consultivo Regional do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Poliglota, já deu conferências em diversos países.

Hospital Ophir Loyola/ Belém/PA: parceria com a Fundação do Câncer

A Fundação do Câncer e o Hospital Estadual Ophir Loyola, importante centro de referência no tratamento do câncer no estado do Pará, firmaram um termo de cooperação para viabilizar a realização de pesquisas clínicas na área oncológica. Entre os objetivos estão a busca de incentivos para a criação de novos materiais, equipamentos, sistemas e processos tecnológicos. Além disso, a parceria prevê o apoio administrativo-financeiro para a prestação de serviços de assistência à saúde à comunidade. 

Para Margareth Braun, diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Ophir, a cooperação traz perspectivas de melhorias tanto na área de ensino e pesquisa, como na assistência. “Temos que estar atualizados com o que há de mais moderno e inovador no tratamento de câncer e estruturar a nossa área de pesquisa. Essa parceria com a Fundação do Câncer nos orgulha muito e vai abrir muitas portas”, comemora.

Para Luiz Augusto Maltoni, diretor-executivo da Fundação do Câncer, “o acordo com o Hospital Ophir Loyola reforça a vocação da Fundação no apoio técnico e operacional às instituições oncológicas de referência, como é o caso do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, o que é de fundamental importância para possibilitar o avanço em ações inovadoras para o controle da doença no país”.

Especialistas do InCor e HCFMUSP lançam Atlas Multimídia de Cirurgia Torácica

Especialistas do InCor e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP, acabam de lançar o mais novo Atlas Multimídia de Cirurgia Torácica. A publicação descreve as principais técnicas cirúrgicas realizadas pela equipe de cirurgiões torácicos do InCor e é a primeira obra do tipo que reúne as grandes áreas da especialidade em uma abordagem inovadora, incluindo fotos, figuras e dicas cirúrgicas em texto e podcast para a realização dos procedimentos. O leitor encontrará informações sobre afecções do pulmão, pleura, mediastino e diafragma, parede torácica, traqueia, transplante pulmonar, ECMO, pneumopatias avançadas, entre outros.

“Essa obra reúne e compartilha a experiência acumulada em mais de sete décadas de atuação da disciplina de Cirurgia Torácica da USP. Tenho certeza que é um atlas referência para profissionais do país e também a nível mundial, que buscam informações médicas-científicas validadas por grandes especialistas”, explica o Prof. Paulo Pêgo-Fernandes, editor chefe do Atlas, e que também é Chefe da Unidade de Cirurgia Torácica e Membro do Conselho Diretor do InCor.

Detalhes sobre a obra e como adquirir o Atlas estão disponíveis no site: https://www.editoradoseditores.com.br/lancamentos/atlas-multimidia-de-cirurgia-toracica-hcfmusp

INTO e Detran-RJ encerram atividades do Maio Amarelo.

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) promove na próxima terça-feira (30/05), às 8h, o encerramento das ações do Maio Amarelo, com um painel de debates sobre “Os impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito na vida das pessoas”.

Ao ano passado, 64% dos casos de acidentes de trânsito encaminhados ao Instituto de outras unidades de saúde ocorreram com motos. Em seguida, estão as vítimas de atropelamentos (15%), além dos incidentes com carros (13%) e bicicletas (8%). Os jovens adultos do sexo masculino, com idade média de 40 anos, representam o maior número de internados.

O evento, organizado em parceria com o Detran-RJ, contará com a presença de gestores e representantes do Estado e do Município do Rio.

Hospital Cardiológico Costantini completa 25 anos

O Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba, completa em maio, 25 anos de protagonismo na saúde brasileira, com uma história de pioneirismo, pesquisa científica, educação e promoção da saúde, que o transformou em referência no Brasil e na América Latina. Fundado em 26 de maio de 1998, o Hospital nasceu da visão inovadora de um médico então já respeitado internacionalmente pelo pioneirismo no tratamento das doenças do coração, o cardiologista Costantino Costantini.

Argentino de nascimento e brasileiro de coração, como costuma dizer, na década de 1970, Costantini chegou ao Paraná, onde fez carreira e reputação. Em 11 de agosto de 1979, realizou a primeira angioplastia — desobstrução das artérias do coração por meio de cateterismo — da América Latina. “Tudo isso já estava escrito, eu me tornaria cardiologista, viria para o Brasil e construiria um hospital para salvar vidas”, diz Costantini, destacando sua fé no destino, que o levou a construir, em 1998, a Clínica Cardiologyca C. Costantini, no bairro Vila Izabel, em Curitiba. Em 2004, a clínica se tornou o Hospital Cardiológico Costantini.

Sair da versão mobile