Santa Casa BH: reposicionamento de marca
A Santa Casa BH realizou um grande evento no dia 06 de junho, no Parque do Palácio das Mangabeiras/BH, para comunicar aos convidados o reposicionamento de marca da tradicional instituição de Minas Gerais, que há 124 anos salva e melhora a vida de milhares de pessoas. Muitos nomes conceituados da Medicina mineira estiveram presentes ao evento.
Poucas pessoas conhecem, de fato, a grandiosidade e excelência da Santa Casa BH – que possui diversas unidades e oferece tratamentos de média e alta complexidade a pacientes de até 90% dos municípios mineiros. São mais de 3,4 milhões de pessoas atendidas por ano.
O ponto alto da noite foi a apresentação da nova marca, aplaudida por todos os presentes, seguida do discurso o provedor da instituição, Roberto Otto Augusto de Lima, que ressaltou a grandiosidade e relevância da instituição: “estamos aqui, porque queremos que toda a sociedade saiba quem realmente somos. Juntos, somamos mais de 8 mil funcionários e médicos incansáveis, que não se conformam com a saúde de qualquer jeito. Acreditamos que a saúde tem que ser de ponta e tem que ser para todos, não para poucos! A partir de hoje, mais que uma organização, nos tornamos uma causa, um movimento pela saúde e convocamos todos a fazer parte desse movimento maior: saúde de ponta para todos”.
ANCP vai ao Congresso Nacional em defesa dos cuidados paliativos
O presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Rodrigo Castilho, esteve em Brasília recentemente, cumprindo duas importantes agendas no Congresso Nacional. A primeira delas foi uma audiência com o deputado federal Luciano Ducci com quem tratou da inclusão da ANCP no Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde sobre cuidados paliativos. A segunda foi com a presidente da Frente Parlamentar Mista sobre Cuidados Paliativos, deputada Luísa Canziani, para apresentar o trabalho que a ANCP vem desenvolvendo e as contribuições da entidade para a construção de uma política pública sobre o tema.
“As duas agendas foram importantes para aproximar os profissionais que integram a Academia dos parlamentares e mostrar como podemos apoiar o planejamento de ações futuras e contribuir para a criação de uma política pública nacional que possa atender os pacientes com doenças ameaçadoras da vida, minimizando o sofrimento e promovendo qualidade de vida”, afirmou Castilho
Para ANCP, oferecer cuidados paliativos consiste em promover assistência para pacientes acometidos por uma doença grave, incurável ou que ameace a vida, desde o início do diagnóstico, visando redução do sofrimento e apoio emocional, espiritual e social. Por meio de uma equipe multidisciplinar, a prática permite que as pessoas tenham qualidade de vida sobre essas circunstâncias. “Infelizmente, muitos ainda acham que cuidados paliativos são usados como alternativa para assistir o fim da vida do paciente e esta é uma distorção que devemos combater, pois nosso objetivo é promover a vida, com qualidade e sem sofrimento”, destacou Castilho.
Mara Gabrilli representa Congresso em Conferência sobre pessoas com deficiência na ONU
A Senadora Mara Gabrilli representa o Congresso Nacional brasileiro na mais elevada conferência sobre os direitos das pessoas com deficiência, que começou no dia 13 de junho, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Os encontros compõem a 16º Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP) e se estenderão até o dia 15.
Participam do evento o Secretário-Geral António Guterres, representantes governamentais, diplomatas e da sociedade civil de diferentes partes do mundo. A senadora Mara integra a delegação do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), chefiada pela Secretária Nacional da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.
No plenário da ONU, o governo brasileiro apresentará as mais recentes políticas públicas e avanços para este segmento, como a avaliação biopsicossocial unificada da deficiência, atualmente em construção pela Pasta.
Para a parlamentar, “estar na ONU representando meu país é uma honra, mas também um desafio. Sou mulher e tenho uma deficiência severa. Carrego comigo uma somatória de exclusões e sei o quanto ainda precisamos lutar para que outras pessoas com deficiência ocupem espaços e lugares de liderança. Esse é um desafio global e encontros como a COSP jogam luz sobre essa realidade”.
Rede Mater Dei de Saúde comemora 43 anos
Nascido no interior de Minas – Santana de Pirapama – e criado numa fazenda, José Salvador Silva tinha um sonho desde a infância: ter seu próprio hospital. Estudou medicina, fez mais de 20 mil partos, atendendo mulheres de gerações diferentes da mesma família, e dedicou mais de 60 anos à prática da profissão sem deixar de lado o antigo desejo de construir um novo modelo de cuidado e assistência médica no Brasil.
Mas foi 1º de junho de 1980, que o “Doutor Salvador”, como é conhecido, viu sua vontade se transformar em realidade quando foi inaugurada a primeira unidade do Hospital Mater Dei. Desde então, passados 43 anos, a Rede Mater Dei de Saúde (RMDS) vem evoluindo cada vez mais e se consolidando como um dos principais grupos hospitalares do país.
“Desde nossa fundação, nossa trajetória é marcada pela capacidade de nos reinventarmos. Enfrentamos as mais diversas crises e passamos por momentos de importantes adequações políticas, econômicas e sociais.” conta o atual presidente da RMDS, Dr. Henrique Salvador. “Atualmente, passamos a ocupar uma posição única no setor. Nos tornamos referência pelo atendimento humanizado e pela excelência assistencial, representada pelos elevados padrões de qualidade em diagnósticos, tratamentos, segurança do paciente e prevenção em saúde.”, celebra.
Unimed-BH empossa novos cooperados
A Unimed-BH realizou recentemente a posse de 187 novos cooperados de 35 diferentes especialidades. A cerimônia realizada em seu Centro Cultural, em Belo Horizonte, contou com a presença dos novos médicos e seus familiares, da diretoria da Cooperativa e de outras lideranças cooperativistas. Este é o maior número de médicos ingressantes na Unimed-BH nos últimos anos. O grupo foi selecionado durante processo seletivo conduzido pela Feluma Concursos, constituído por prova objetiva e prova de títulos.
O diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, reforçou o compromisso da cooperativa em seguir na valorização do trabalho médico a partir de uma medicina humanizada e de qualidade, com foco no cliente. Ele destacou ainda a importância da participação dos novos membros no destino da Cooperativa, com escolhas responsáveis, éticas e com foco na sustentabilidade. “A Unimed-BH acredita no poder do coletivo e que juntos podemos trazer um grande impacto para a sociedade. Ao escolher a cooperação, vocês poderão experimentar o que nós, cooperados, já vivenciamos: o orgulho de pertencer a uma cooperativa sólida e sustentável, que, mesmo em cenários incertos e complexos, vem gerando bons resultados para os seus cooperados”.
Brasileiro ganha o International Bridge Building Award
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da PUCRS Felipe Vilanova de Gois Andrade recebeu o International Bridge Building Award, importante reconhecimento concedido pela Society for Personality and Social Psychology. A premiação foca em pesquisadores da Psicologia que trabalham em prol da internacionalização da produção científica da área – especialmente os de regiões sub representadas na Psicologia globalmente. Felipe foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio, criado em 2021.
O doutorando em Psicologia celebra sua conquista, cujo foco é direcionado a ferramentas de popularização e aperfeiçoamento da ciência. A iniciativa não é um projeto de pesquisa voltado à investigação de um tópico específico, e, sim, encontrar a forma mais eficaz de implementar o paradigma da ciência aberta nos países latino-americanos.
“Ciência aberta é um movimento recente que busca incrementar a transparência do processo de pesquisa científica. Ele consiste na adoção de iniciativas como disponibilização dos bancos de dados, frutos de pesquisas científicas, e disponibilização dos materiais utilizados na pesquisa em repositórios abertos, que qualquer pessoa pode ir lá e acessar a qualquer momento. Um dos repositórios mais utilizados atualmente é o Open Science Framework”, explica.
Rede Americas recebe selo UTI Top Performer
As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da rede Americas acabam de conquistar o selo UTI Top Performer pelo Sistema Epimed Solutions. Na lista, constam os hospitais Samaritano Higienópolis, Samaritano Paulista e Alvorada Moema, todos de São Paulo; Samaritano Barra, Vitória e Pró-Cardíaco, do Rio de Janeiro, e as unidades no Nordeste: Monte Klinikum (CE), Santa Joana Recife (PE) e Promater (RN).
De acordo com Virginia Paraízo, diretora de Práticas Assistenciais da Rede Americas, “Sermos novamente reconhecidos, reforça o empenho diário de uma equipe que atua com muito profissionalismo e amor em servir. Aplicamos as melhores práticas para atender com segurança e qualidade para que os nossos pacientes se sintam acolhidos e tenhamuma experiência muito positiva em nossas unidades.
Expedições da Zoé levam saúde a ribeirinhos no Pará
Um time de 29 médicos e profissionais de enfermagem da ONG Zoé retorna hoje, 14 de junho, do Pará. No início do mês, eles partiram de São Paulo para o Norte do país, para levar atendimento especializado a populações ribeirinhas do rio Mamuru e da região do município de Belterra (consultas, cirurgias e exames de imagem).
Como informa Marcelo Averbach, membro fundador e diretor de expedições da ONG Zoé, “foram duas expedições, a 17ª e a 18ª, realizadas quase que concomitantemente. Uma no barco hospital Papa Francisco, de 7 a 14 de junho, e a outra no Hospital Municipal de Belterra, de 10 a 14 de junho”.
A 17ª expedição aconteceu por meio da parceria com a entidade filantrópica Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pela gestão do barco hospital Papa Francisco na Providência de Deus. Ela marca a expansão da atuação da Zoé em termos geográficos e de número de comunidades atendidas, destaca Averbach, ao explicar que “as 16 expedições anteriores foram realizadas no Hospital Municipal de Belterra ou ao longo do rio Tapajós, a bordo do barco hospital Abaré, da Universidade Federal do Pará (Ufopa)”.
Seminário Desenvolvimento de Novas Ideias
Até o dia 4 de julho, durante cinco semanas, sempre às terças, a partir das 20h, especialistas estarão reunidos para debaterem temas como, inovação, novas ideias, biotecnologia e oportunidades de novos negócios no Seminário “Desenvolvimento de Novas Ideias”. O evento é uma parceria com a UFRJ, tem a direção da cirurgiã plástica e professora Dra. Lygia Masako e coordenação dos cirurgiões plásticos Eduardo Sucupira e Élvio Bueno. O evento ocorre de forma on-line e apresenta diferentes abordagens da inovação em saúde humana com o objetivo de estimular os profissionais que têm uma nova ideia ou vislumbre um novo produto ou negócio.
William Nassib William se une ao corpo clínico do Grupo Oncoclínicas
Considerado um dos cientistas mais influentes do mundo por um grupo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o oncologista clínico William Nassib William Junior acaba de chegar ao Grupo Oncoclínicas como líder nacional da especialidade de tumores de tórax e colíder de cabeça e pescoço. Estará à frente também das pesquisas desenvolvidas pela companhia.
Ao ingressar na equipe, Villliam destacou o papel importante da Oncoclínicas nos campos da ciência e da medicina. “Fazer parte da história da instituição e auxiliar no desenvolvimento de estudos cada vez mais avançados no combate ao câncer é um papel importantíssimo. É uma honra poder colaborar com o fomento e desenvolvimento de projetos para o avanço do tratamento oncológico no Grupo”, ressaltou.