Agenda Medicina & Saúde

Belo Horizonte será palco de um dos maiores eventos de cirurgia do país

 O Cirurgia 2024, marcado para 1º a 03 de maio, em Belo Horizonte, no centro de convenções da Associação Médica de Minas Gerais, será palco de debates sobre temas relacionados a cirurgias, feridas e interfaces, tema central do evento, com importantes atualizações na área. O congresso trará em todos os seus eventos a memória viva do dr. Alcino Lázaro da Silva, idealizador desse encontro, que se foi em 2022, mas deixou sua marca científica e humanista na área.

A presidente do congresso, Dra. Beatriz Deoti, explica que a escolha do tema está relacionada com o rumo das condutas nas doenças prevalentes de tratamento cirúrgico, associado com a interdisciplinaridade em diversas especialidades.  Os debates versarão sobre saúde e direito, ética e ensino na área médica.

Na solenidade de abertura, dia 1º de maio, 19h30m, programada uma palestra com o tema “Quo Vadis, Doctor? ”, com Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor de Barretos.

Informações e inscrições para o Cirurgia 2024: fupec.org.br e clique em Congresso 2024

Embaixada brasileira nos EUA recebe encontro pela cura do câncer infantil

Cientistas, acadêmicos, pesquisadores, empresários e personalidades da mídia estiveram reunidos na última quarta-feira (10/04) na embaixada brasileira em Washington com um objetivo em comum: fortalecer a luta pela cura do câncer infantil. A missão é capitaneada pelo filantropo gaúcho Fernando Goldsztein, que vem se tornando uma das maiores referências do planeta na batalha contra o meduloblastoma, o mais frequente câncer cerebral entre crianças. Considerado um marco histórico para a causa, o encontro ganhou destaque na imprensa norte-americana.

O evento teve como referência o jornalista Bret Baier, da Fox News. Baier, mediador do painel de debate, é âncora e editor executivo do “Relatório Especial”, considerado um dos cinco principais programas de notícias dos Estados Unidos e líder absoluto de audiência em seu horário.

Estiveram presentes ainda na embaixada brasileira representantes do Children’s National Hospital, um dos centros pediátricos mais conceituados do mundo e parceiro da MBI no projeto pela cura do meduloblastoma. Um dos nomes era Roger J. Packer, um dos principais especialistas em tumores cerebrais pediátricos em todo o mundo. Packer está à frente do Consórcio Cure Group 4, criado para centralizar o desenvolvimento da pesquisa e os ensaios clínicos de novas terapias e acelerar a busca pela cura. A CEO Michelle Riley-Brown também participou do painel, acompanhada por DeAnn Aston Marshall, presidente da Children’s National Hospital Foundation e Kathie Williams, integrante do conselho executivo.

 Mais informações da Medulloblastoma Initiative: https://mbinitiative.org/pt/

                                        Dia do Obstetra

No dia 12 de maio foi comemorado o Dia do Obstetra.Além de trazer à vida, os obstetras desempenham um papel crucial em todas as fases do processo reprodutivo, desde o pré-natal até o acompanhamento pós-parto. Os obstetras estão lado a lado com as gestantes para orientar, apoiar e garantir que cada mãe e bebê receba os melhores cuidados possíveis. Além disso, eles desempenham um importante papel na promoção da saúde reprodutiva. A Obstetrícia é a área da medicina que cuida da paciente na gravidez, no parto e até 42 dias pós-parto. A Dra. Vanessa Fenelon, diretora clínica do Neocenter Maternidade/BH, destaca: “a estes profissionais confiamos a chegada de uma nova vida e direcionamos a eles nossos mais sinceros agradecimentos”.

Primeiro lugar nacional na prova de especialistas em Oftalmologia é do Hospital Evangélico de BH

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) alcançou a maior nota do Brasil na Prova Nacional para Obtenção de Título de Especialista em Oftalmologia, realizada em janeiro deste ano pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Depois de três anos entre as cinco maiores pontuações do país, entre mais de 100 serviços, a instituição filantrópica que ocupa posição de destaque como fornecedora de serviços de Oftalmologia do SUS no Estado, reafirma a histórica referência de Minas Gerais na especialidade.

Os médicos que alcaçaram a maior nota são: Yuri Bosi Torezani e Gabriel Penido de Oliveira. Torezani, 29 anos, já iniciou uma nova etapa na carreira, com a subespecialidade em Córnea, mas pretende continuar atendendo na unidade de Oftalmologia do HE na área de refração.  Um dos pontos positivos da Residência do HE é a proximidade com os preceptores a cada estágio do programa, avalia. Segundo ele, “a estrutura da clínica é ótima e nós temos a oportunidade de, durante os três anos de Residência, aprimorar os conhecimentos necessários para oferecer um atendimento qualificado para os pacientes”. Para o oftalmologista Gabriel Penido de Oliveira, 32 anos, o período da Residência Médica no HE foi muito rico para a formação profissional.

6ª edição da Missão Amazônia vai a Tapajós/Amazônia

Em uma jornada de dez dias pelas margens do Rio Tapajós, alunos e professores de medicina da Inspirali, ecossistema de educação médica do país, voltam a levar assistência às comunidades de Santarém/PA, com expectativa de atender cerca de 2 mil pessoas, potencializando a atuação do Sistema Único de Saúde – SUS, na região. A 6ª edição da Missão Amazônia tem início no dia 18 de abril e contará com 31 alunos de sete escolas, que embarcam junto à equipe de especialistas no Navio Hospital da Escola Abaré, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

A Missão consiste em levar consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, incluindo diversas especialidades, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Haverá, ainda, atendimentos por teleconsulta em parceria com as CIS (Clínicas Integradas de Saúde), da Inspirali, e a utilização de um Prontlife (Prontuário Eletrônico do Paciente), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados para interoperabilidade de informações com o e-SUS.

A novidade para este ano na Missão é o início de um processo de territorialização das comunidades ribeirinhas. Este mapeamento tem como objetivo analisar a situação de saúde e condições de vida da população local, identificando riscos, vulnerabilidades e potencialidades para que, futuramente, dentro da política do SUS, seja possível intervir de forma mais assertiva nos problemas de saúde e necessidades da região.

De acordo com Rodrigo Dias Nunes, diretor médico da regional sul da Inspirali, “temos dois objetivos muito importantes com as Missões: levar atendimento para comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades em receber assistência médica especializada e levar estudantes para atuarem, de forma consciente e supervisionada, em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. É um aprendizado que levarão para o resto da vida e proporcionará uma atuação ainda mais comprometida e humanizada em suas carreiras”.

Imunização contra o HPV passa a ser dose única

O câncer de colo de útero, um dos tipos mais incidentes entre mulheres, pode ser evitado com uma simples medida: a vacinação, que entrou para o calendário oficial da população brasileira há exatos 10 anos. O imunizante protege o corpo do Papilomavírus Humano (HPV), vírus que é o principal causador da doença, correspondendo a quase 99% dos casos. A infecção sexualmente transmissível é a mais comum em todo o mundo, atingindo de forma massiva as mulheres.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2024 cerca de 17.010 mulheres serão diagnosticadas com câncer do colo do útero no Brasil, o que representa um risco considerado de 13,25 a cada 100 mil casos. Contudo, o país ainda está abaixo dos níveis de vacinação necessários para tornar possível um futuro livre da ameaça dos tumores de colo de útero. Desde o início de abril, a vacina contra o HPV passou a ser administrada em dose única, uma solução adotada pelo governo federal diante da queda de adesão ao ciclo vacinal completo, até então dependente de duas doses. Indo além das meninas e meninos de 9 a 14 anos, a campanha de imunização conta ainda com uma busca ativa de jovens até 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose, com o objetivo de atualizar a vacinação.

“A tetravalente contra o HPV, atualmente disponível gratuitamente para meninas e meninos de 9-14 anos, e para adultos imunossuprimidos até 45 anos, protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, os principais causadores da doença.

Santa Casa BH conclui reforma de ala pediátrica e amplia leitos para pacientes do SUS

Com o objetivo de aprimorar os serviços e oferecer, cada vez mais, saúde de ponta para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa BH anunciou a conclusão da reforma de uma das alas da internação pediátrica, que ampliou o número de leitos de 30 para 36 e mais um leito-dia, além de trazer diversas outras melhorias.

A reforma durou cerca de oito meses e contou com investimentos da ordem de R$ 2,9 milhões, custeados pelo Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), projeto Troco Solidário (executado em parceria com o Super Nosso), além de doadores físicos e jurídicos.

De acordo com a gerente do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, Camila Costa, a obra faz parte de um projeto maior, que prevê também a revitalização de mais outra ala. “Nosso objetivo é aperfeiçoar continuamente o serviço, cumprindo com rigor todos os padrões regulatórios e elevando a excelência dos atendimentos. Nesse sentido, a reforma que estamos entregando é um importante passo. Com a nova estrutura, vamos oferecer um ambiente ainda mais acolhedor, humanizado, sustentável e seguro para os nossos pacientes pediátricos e famílias”.

Sair da versão mobile