Agenda Medicina & SaúdeÚltimas MatériasVida de Médico

Agenda Medicina & Saúde

Dasa doa 5 milhões para o primeiro Centro Nacional de Transplantes complexos (CTNc) do SUS

A Dasa, rede de saúde integrada do país, acaba de doar recursos para a reforma de um setor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), que vai abrigar o primeiro Centro Nacional de Transplantes complexos (CTNc) do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Emerson Gasparetto, diretor geral de Negócios Hospitalares e Oncologia da companhia, “a criação deste centro é fundamental para ampliar a capacidade nacional do sistema de transplantes mais complexos. Como referência no procedimento, a Dasa entende que a parceria e contribuição para esse projeto aumenta a capacidade de atendimento não só no Rio de Janeiro, mas para brasileiros vindos de todo o Brasil”.

O novo centro, que será referência para todo o Brasil, terá capacidade para realizar transplantes combinados de múltiplos órgãos, como coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado, além de transplantes em pacientes com problemas imunológicos. “O centro também realizará transplante de intestino e multivisceral (um tipo de transplante no qual o estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e intestino grosso são implantados em bloco). Poucos hospitais na América Latina estão habilitados para essa modalidade, um deles é o Hospital São Lucas Copacabana”, explica o Dr. Eduardo Fernandes, um dos idealizadores do projeto, professor do Departamento de Cirurgia da UFRJ e cirurgião do Hospital São Lucas Copacabana, que faz parte da rede Dasa.

SOCESP abre inscrições para Curso de Atualização e Reciclagem em Cardiologia

O evento acontece entre os dias 27 e 30 de julho, em uma plataforma 100% virtual que poderá ser assistida no tablet, notebook, celular ou smart TV, tendo como tema central “Inovação com foco na prática clínica”.

Serão 28 aulas divididas em oito módulos: Hipertensão Arterial, Cardiologia Clínica, Insuficiência Cardíaca, Síndromes Coronárias, Cardiologia Pediátrica I e II, Arritmias, Atualização Metabólica, Imagem Cardiovascular e Valvopatias, além de cinco Simpósios Satélites.

Segundo a presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP, Ieda Jatene, “o conteúdo foi todo pensado para oferecer, tanto para os cardiologistas mais experientes quanto para os mais jovens, as principais atualizações na prática diária, com uma visão geral das técnicas, procedimentos e condutas da cardiologia”

O diretor científico da Sociedade, Felix José Alvarez Ramires, informa que a programação terá como palestrantes profissionais reconhecidos pela experiência na prática clínica e na vida acadêmica. Mais informações: https://socesp.org.br/home/

InRAD comemora aumento de atendimento virtual.

Em dois anos, seu chatbot alcançou a marca de 250.000 agendamentos

O InRad, Instituto de Radiologia do HCFMUSP, celebra dois anos da criação do AIVA (Assistente Inteligente Virtual Assistencial), seu chatbot, tecnologia que simula um ser humano para conversar com outras pessoas. Criado em 2020, em parceria com a Cedro Technologies, o AIVA reduziu um dos maiores problemas que afetava o trabalho do instituto: o “no-show” (do inglês “não compareceu”), que é quando o paciente se ausenta da consulta ou exame sem aviso prévio.

De acordo com Kleber Garcia, gerente de operações do InRad, a implementação do AIVA reduziu em 10% o absenteísmo de pacientes e em 5% a taxa de suspensão, indicador que determina o número de exames não realizados devido a preparos não executados de forma correta. Com a ferramenta, conseguimos atingir nosso principal objetivo: que é melhorar a experiência dos nossos pacientes, através de customização do atendimento, disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias da semana; proporcionando agilidade nas informações e conseguindo evitar, pelo menos, duas vindas do paciente ao hospital, já que toda nossa operação de agendamento tornou-se digital”.

Hospital Icaraí recebe Platinum Status como reconhecimento

pelo cuidado com paciente com AVC

O Hospital Icaraí, localizado em Niterói/RJ, acaba de receber o Platinum Status como reconhecimento ao cuidado ágil e de excelência aos pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença neurológica que já é a segunda causa de morte no país.

Os impactos do AVC são inúmeros e, desse modo, o atendimento ao paciente que esteja sofrendo da doença precisa ser feito de imediato, a fim de se evitar sequelas e até mesmo a morte. É o que preconiza a Iniciativa Global Angels, criada pela Boehringer Ingelheim com o objetivo de aumentar o número de hospitais capacitados para o atendimento ao AVC e otimizar a qualidade do tratamento em centros já existentes. Só no Brasil, o programa já capacitou 324 hospitais desde o seu lançamento.

Para o médico Guilherme Torezani, neurologista do Hospital Icaraí, “esse protocolo já vem sendo utilizado mundialmente, com sucesso no tratamento das lesões neurológicas. Ao receber essa premiação internacional, o Hospital Icaraí torna-se, no estado do Rio de Janeiro, referência no atendimento da doença não apenas em sua fase aguda, como também em seu segmento intra-hospitalar.

“Esse atendimento começa desde do momento que o paciente acessa o hospital até a suspeita de AVC e o tratamento. Estamos conseguindo realizar todo esse processo em menos de 60 minutos, que é o preconizado nesses casos.

Carreira médica no Brasil

A Medx Tecnologia irá promover uma semana de palestras dedicadas ao panorama da carreira médica no Brasil. O evento, gratuito, acontecerá entre os dias 25 e 30 de julho, das 20h às 21h, com a participação de médicos das principais especialidades que vão debater o panorama profissional da área e compartilhar seus erros e acertos na profissão.

Alguns temas que serão discutidos: Pós-graduação ou residência?; Quanto ganha um médico no Brasil?; Quais as especialidades em alta?; Como o médico deve utilizar adequadamente as redes sociais?; Quanto você vai pagar de imposto quando começar a trabalhar?; O médico deve ter uma preocupação maior em fazer seu planejamento financeiro?

Mais informações: https://conteudo.medx.med.br/carreiras-medicas

Direito e Psicanálise

O    Seminário Direito e Psicanálise, com início marcado para o dia 08 de agosto deste ano, vai debater as diversas interfaces entre Direito e Psicanálise. Os interessados devem entrar em contato com as coordenadoras Heloisa Mamede Gonzaga, professora aposentada da UFMG, psicóloga, psicanalista, membro da Escola Freudiana BH/IEPSI – whatsapp: 31-99954-0432; e Alessandra Spadinger, assessora no TJMG, mediadora de conflitos e psicanalista membro da Escola Freudiana BH.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo