Aprenda a diminuir a ansiedade: dificuldade para dormir e sentimentos de angústia são cada vez mais comuns

Imagem: Divulgação      

A ansiedade acompanha o ser humano desde os primórdios da humanidade. Inicialmente, as sensações de insegurança e medo serviam para auxiliar o instinto de sobrevivência e deixar o homem em estado de alerta, o que o protegia dos perigos. Mas, com o tempo, esses sintomas acabaram por se tornar uma grande pandemia de saúde mental. Hoje vivemos em uma sociedade cada vez mais ansiosa, onde a dificuldade para dormir e sentimentos de angústia e incerteza são cada vez mais comuns.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o Brasil tem uma das maiores taxas de prevalência de transtorno de ansiedade do mundo, com quase 10% da sua população se considerando ansiosa.

Conforme explica o psicólogo Filipe Colombini, CEO da Equipe AT/ São Paulo/SP, a ansiedade é um sentimento natural, mas devemos ficar atentos para que ela não se torne um problema de saúde. “Há hábitos que podem ser colocados em prática para gerenciar a ansiedade no dia a dia, mas não devemos nos esquecer que o apoio de profissionais da saúde mental é fundamental para um tratamento mais completo”.

A seguir, ele apresenta algumas dicas para driblar o problema:

Sair da versão mobile