Dr. João Neves de Medeiros: “no nosso serviço de oftalmologia temos o compromisso com a atenção integral e abrimos a possibilidade para resolver todos os problemas dos pacientes”
O Centro de Oftalmologia do Hospital Evangélico, instalado na capital mineira, acaba de criar o terceiro turno de atendimento ao SUS, devido à grande demanda de pacientes, passando a funcionar também das 16h às 20 horas. Com essa mudança, o volume de atendimentos aumentou em 150, atingindo mais de 1 mil por dia.
Um dos maiores prestadores da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para serviços de oftalmologia via Sistema Único de Saúde, a unidade atende 99% SUS. Segundo o seu diretor, médico oftalmologista João Neves de Medeiros, a ampliação das atividades é parte da estratégia para aumentar a oferta de atendimentos sem a necessidade de altos investimentos. “Em abril tomamos uma decisão ambiciosa de apostar na expansão do serviço. Saímos de 10 mil atendimentos por mês para 19 mil em outubro. Neste processo saturamos nossa capacidade instalada de atendimento, e o cenário possível para manutenção da expansão foi abrir o terceiro turno. A meta é chegar a 25 mil atendimentos mensais nos próximos seis meses”, prevê.
Para comportar a ampliação projetada, a unidade aumentou seu quadro de colaboradores de 50 no início de 2023, para 90, esperando superar 100 até o final de 2023. O corpo clínico, bastante variado, é composto por cerca de 70 médicos, além de residentes e subespecialistas em formação.
“No nosso serviço de oftalmologia temos o compromisso com a atenção integral e abrimos a possibilidade para resolver todos os problemas dos pacientes. Quem chega para fazer uma consulta básica tem possibilidade de fazer todos exames e cirurgias que se fizerem necessárias, pelo SUS, sem nenhum custo ao paciente. Não selecionamos pacientes e fazemos tudo para garantir melhor assistência possível”, ressalta João Neves.
Para ele, o atendimento 99% SUS é sustentável, considerando foco na máxima qualidade assistencial e desfecho, na ótima percepção dos pacientes e uma cultura interna consolidada para a otimização de processos, trabalho enxuto e sem desperdícios. “Mantemos nosso NPS (Net Promoter Score) acima de 80 nos últimos meses, dentro da zona de excelência. É um grande desafio garantir este nível de satisfação dos pacientes com controle de custos e qualidade assistencial excelente. Este é nosso propósito e o que nos move todos os dias em nossas rotinas”, frisa.
Parcerias – Para oferecer ao paciente um atendimento integral, o Centro de Oftalmologia do HE firmou parceria com o Instituto Prover e a empresa Essilor para viabilizar um projeto de doação de óculos novos aos pacientes do SUS. Embora exista remuneração para esse item na tabela de serviços do Sistema Único de Saúde, por R$ 28, o custo de produção é muito superior.
“Apesar dos desafios, estamos continuamente sensibilizados para a dificuldade dos pacientes em relação à compra de óculos. Iniciamos projeto de doação de óculos como piloto para os colaboradores das nossas duas unidades, em Belo Horizonte e em Betim, na região metropolitana da capital mineira. Agora, estamos finalizando o planejamento de doação para pacientes. A Essilor oferecerá apoio técnico e acesso a produtos excelentes e o Instituto Prover vai apoiar na gestão operacional para oferecer esse acesso aos pacientes carentes”, explica o gestor.
Diferente de outras iniciativas do gênero, o Hospital Evangélico pretende doar óculos novos. No entanto, pessoas que tenham interesse em contribuir, seja por meio de armações, lentes ou mesmo com recursos financeiros são bem-vindos. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail presidente@institutoprover.com.br.