Autoestima: uma preocupação saudável entre os homens com muitas contribuições da cirurgia plástica

Por Dr. Juliano Pereira: Cirurgião Plástico e coordenador do Departamento de Cirurgia Plástica da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas/SP

Foto: Divulgação

Os homens, de fato, estão mais empenhados no próprio bem-estar. A realização de exames de rotina, a prática regular de exercícios físicos, a alimentação balanceada expressam um cuidado integral com a saúde. Nesta lista de atenções, acrescentamos também as cirurgias plásticas e os procedimentos estéticos, cada vez mais desejados e procurados por homens que têm a autoestima como uma preocupação saudável.

De acordo com a mais recente pesquisa global sobre intervenções estéticas e cosméticas, realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética – ISAPS, na sigla em inglês, que congrega mais de 5 mil cirurgiões plásticos de 116 países, os procedimentos realizados em homens aumentaram 18%. A expansão também se confirma no Brasil. O país, vale destacar, é mais uma vez líder do ranking com 2.049.257 cirurgias plásticas, o maior número de procedimentos do mundo, segundo o relatório divulgado em setembro deste ano.

Na rotina da clínica, constatamos que os homens têm encontrado nas cirurgias plásticas importantes aliadas da saúde e da autoestima. A blefaroplastia, técnica conhecida também como “cirurgia das pálpebras”, está entre as mais procuradas por quem passou da faixa dos 40/50 anos. O procedimento, com função reparadora e estética, visa a remoção do excesso de pele tanto das pálpebras superiores quanto inferiores que, em muitos casos, pode afetar o campo de visão do paciente. Além da pele, a técnica pode eliminar as indesejáveis bolsas de gordura, que deixam o aspecto do olhar mais carregado, mais cansado. Uma das caraterísticas mais atrativas é que as cicatrizes ficam praticamente inaparentes, tanto na pálpebra superior quanto na inferior. Assim, a blefaroplastia promove o rejuvenescimento do terço médio da face.

Além de atestar o crescimento da procura dos homens por cirurgias plásticas, a pesquisa global da ISAPS apresenta outro dado que se confirma no dia a dia dos atendimentos. Embora a “cirurgia das pálpebras” seja muito desejada, a lipoaspiração se projeta como o procedimento cirúrgico mais popular entre os homens. Isso se dá principalmente pela atual busca do corpo mais atlético, mais esculpido. Mesmo com novas rotinas de alimentação e exercícios físicos, alguns locais com “gordurinhas indesejadas” insistem em permanecer.

A técnica de lipoaspiração remove depósitos de gorduras em áreas específicas do corpo como abdome, dorso, flancos, mamas, coxas, axilas, braços e submento. À medida que diminui os tecidos adiposos, a lipoaspiração remodela os contornos e melhora as proporções corporais. Ela pode estar associada à marcação das linhas musculares por meio de uma técnica mais superficial, bem como à enxertia da gordura colhida, que é processada e transferida a locais de interesse, como músculo peitoral, deltoide ou reto abdominal.

A preocupação com a saúde integral encontra hoje em dia um número maior de candidatos aptos à lipoaspiração. Neste grupo estão adultos que seguem uma dieta balanceada, praticam exercícios físicos regulamente e têm bom tônus musculares. Sempre é oportuno destacar que o procedimento não é um tratamento para a obesidade.

Se por um lado temos a atividade física como algo benéfico à saúde, favorecendo a perda de peso e o fortalecimento muscular, por outro, o emagrecimento pode evidenciar linhas de expressão, dando um aspecto cansado à face, principalmente pela perda de tecido gorduroso que se reflete também nela, bem como na perda de estruturação da pele, conferindo-lhe um aspecto mais flácido. Nestes casos, a cirurgia plástica também se mostra bastante eficaz.

Entre os procedimentos mais indicados para o rejuvenescimento da face e do pescoço destacamos o lifting facial. A cirurgia, conhecida também por face lifting e ritidoplastia, suaviza rugas, repara vincos profundos, perda de tônus e promove o reposicionamento de estruturas que caem no processo de envelhecimento.

O uso indiscriminado e não orientado de anabolizantes, como alternativa para “ganhar” músculos rapidamente, tem trazido consequências nada agradáveis aos seus usuários. Dentre as complicações possíveis com seu uso indiscriminado, destaca-se a ginecomastia (mama feminina no homem).

Quando a ginecomastia incomoda, seja por questão estética ou mesmo por dor local, o paciente pode procurar auxílio médico para correção cirúrgica. Muitos pacientes voltam a usar certas camisas que estavam escondidas no armário porque marcavam suas mamas antes da cirurgia.

Diante de campanhas importantes, como o Novembro Azul, que visa prevenir o câncer de próstata, reforçamos aqui algumas recomendações aos homens: mantenham os exames preventivos em dia, pratiquem exercícios físicos de forma regular, alimentem-se bem e não se descuidem da autoestima que, comprovadamente, contribui para a manutenção da boa saúde.

Sair da versão mobile