AVC: confira sintomas iniciais da doença

Conhecer os sinais e buscar ajuda rápida previnem sequelas motoras e cognitivas graves.

Imagem: Pixabay

Você sabe identificar os sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)? Essa doença, que em 2023 vitimou 112.052 mil pessoas no país e até agosto de 2024 causou a morte de 50.133 brasileiros (Portal da Transparência do Centro de Registro Civil – Sociedade Brasileira de AVC (SBACV)), faz com que o nosso corpo emita sinais de alerta. De acordo com a Dra. Carisi Polanczyk, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre/RS, “a conscientização sobre esses sinais e o conhecimento sobre como buscar ajuda ao identificar os primeiros sintomas da doença é o que fará total diferença na futura qualidade de vida do paciente”. Entre esses sinais estão:

Diante, assim, da necessidade de conscientização da população sobre os sintomas do AVC e as sequelas físicas, motoras e cognitivas da doença quando não tratada a tempo, o Hospital Moinhos de Vento, um dos seis Hospitais de Excelência (HEs) no Brasil e parceiro do Ministério da Saúde, conduz o projeto Resilient, do Proadi-SUS. A ação busca diminuir as sequelas do AVC nos pacientes por meio de protocolo que utiliza o medicamento anti-trombolítico tenecteplase (TNK).

Atualmente, já é parte do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde, realizar o tratamento com o uso de outros trombolíticos, para diluir a tromba em até 4,5 horas após o último momento em que se visualizou o paciente saudável. O programa Resilient está em fase de testes em diversos hospitais públicos brasileiros e segue em seu segundo período de ensaio clínico, tendo fim em 2026.

No primeiro triênio do Projeto, entre 2021 e 2023, as duas linhas do Resilient recrutaram, juntas, 137 participantes, sendo 38 pelo Resilient Extend-IV e 99 pelo Resilient Direct-TNK. Tendo como prévia os pacientes recrutados de 2021 até 2024 e considerando que 2024 é o início do triênio 2024/2026, temos 272 participantes do projeto Resilient, sendo 95 pessoas do braço Resilient Extend-IV e 177 do Resilient Direct-TNK.

Sair da versão mobile