CampanhasÚltimas Matérias

Brasil celebra pela primeira vez, o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Crônicas

Data busca sensibilizar sobre o impacto das condições crônicas e promover ações de educação, prevenção e cuidado

Foto: Pixabay

Diabetes, hipertensão, doença renal crônica (DRC), colesterol alto, asma, entre outras, são exemplos de doenças crônicas que, quando não diagnosticadas precocemente ou tratadas adequadamente, podem levar a complicações severas. E para conscientizar a população sobre os riscos destas enfermidades que neste 10 de dezembro será celebrado pela primeira vez no Brasil, o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Crônicas, instituído pela lei nº 14.915, de 2024. A iniciativa é um marco importante na luta contra as doenças crônicas no país, que, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram responsáveis por 730 mil mortes em 2019 e representam a principal causa de mortalidade entre a população brasileira. Assim, o principal objetivo da data é promover ações educativas, eventos e mutirões de atendimento que estimulem a adoção de hábitos saudáveis e o acesso a diagnósticos e tratamentos eficazes.

A saúde renal no contexto das doenças crônicas – Integrante do conjunto de enfermidades crônicas, a DRC pode ser detectada precocemente por meio de exames simples, como a dosagem de creatinina no sangue. Apesar de ser um exame disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a solicitação ainda não é prática comum nos exames de rotina. E essa falta da solicitação representa uma oportunidade perdida para diagnósticos precoces que poderiam evitar a progressão da doença para estágios mais avançados.

A creatinina é um composto filtrado pelos rins e sua elevação no sangue é um forte indicativo de comprometimento renal. Medir seus níveis permite calcular indiretamente a taxa de filtração dos rins, essencial para avaliar a saúde renal. Neste contexto, a Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR) aproveita a ocasião para reforçar sua campanha “Direito à Diálise Peritoneal Domiciliar”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre uma alternativa eficaz e humanizada para o tratamento da DRC mais avançada.

A diálise peritoneal domiciliar é uma alternativa segura e eficaz. Ela possibilita que o tratamento seja realizado no ambiente familiar, com mais conforto e qualidade de vida. Embora reconhecida por seus benefícios, essa modalidade ainda é pouco acessada no país. Dados do Censo Brasileiro de Diálise de 2023 mostram que apenas 3,4% dos pacientes utilizam esse método entre os 157 mil em tratamento da doença no país.

A conscientização sobre doenças crônicas lança luz sobre a necessidade de mais investimentos em saúde pública, priorizando políticas que promovam o diagnóstico precoce e ampliem o acesso a terapias que favoreçam a autonomia dos pacientes e permitam que estes tenham uma qualidade de vida mais próxima da normalidade.

De acordo com Viviane Calice da Silva, Coordenadora do Comitê de Diálise Peritoneal da Sociedade Brasileira de Nefrologia, “o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Crônicas é uma oportunidade de promover o diálogo entre sociedade civil, poder público e organizações de saúde. Ao destacar a relevância de iniciativas preventivas e terapias inovadoras, como a diálise peritoneal domiciliar, por exemplo, a data reforça a importância de garantir qualidade de vida a quem convive com condições crônicas”.

Ainda como ação para celebrar a data, a FENAPAR lança neste dia 10 de dezembro, o vídeo manifesto pedindo mais atenção à diálise peritoneal no Brasil. Após ter o texto divulgado durante o XXXII Congresso Nacional de Nefrologia, em Salvador, agora é a vez do conteúdo tomar forma e, com imagens, expressar a atual situação da modalidade no país para que um número maior de pacientes possa ter acesso à diálise peritoneal com orçamento e formas de financiamento que tragam benefícios para todos.

FENAPAR – A entidade nasceu em 2013, a partir do sentimento de um grupo de pacientes e familiares decididos em fazer mais pela saúde das pessoas com doença renal crônica. Com a missão de acolher e representar todos os pacientes renais do país, a FENAPAR trabalha para potencializar as entidades que lutam por esta causa em todos os Estados. Formada por 14 associações filiadas em todo o país, a Federação é uma união de esforços com planejamento claro e objetivo, e interação junto à comunidade científica em prol de melhores políticas para o tratamento renal no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo