fachada da Casa Ronald McDonald RJ/ Divulgação
A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro foi fundada em 1994 pela engenheira Sonia Neves e seu marido Chico Neves, após vivenciarem a tragédia de perder o filho mais novo para o câncer. É a primeira organização sem fins lucrativos do Brasil e da América Latina a oferecer atendimento integral gratuito, com hospedagem, alimentação e transporte, a crianças de 0 a 18 anos em tratamento de neoplasias em hospitais parceiros.
Localizada no bairro do Maracanã, a Casa segue os padrões internacionais de instalação e funcionamento ditados pelas Ronald McDonald Houses – o programa beneficente sem fins lucrativos lançado com o generoso apoio financeiro da rede de restaurantes McDonald’s em 1974.
A estrutura é invejável, capaz de dar hospedagem a 57 crianças acompanhadas de um parente próximo. A Casa é dividida em dois prédios na Rua Pedro Guedes. A hospedaria oferece quartos modernos e confortáveis, integralmente adaptados às necessidades dos pacientes, além de quatro refeições diárias, atividades recreativas e apoio psicológico. Micro ônibus saem de hora em hora para levar as crianças para consultas e sessões de quimioterapia, radioterapia e fisioterapia. Já do outro lado da rua, o segundo prédio acomoda os departamentos Financeiro, Comunicação e Desenvolvimento Institucional, entre outros voltados à administração.
No total, mais de 40 funcionários se dividem entre os dois imóveis, que conta ainda com um contingente formado por mais de 90% dos voluntários, a maioria alocados na hospedagem e nos cuidados com as crianças.