CASACOR 2021 inclui projeto de moradia para idosos
Conceitos de bioengenharia, gerontologia e moradias inteligentes no mesmo ambiente proporcionam um novo olhar para as necessidades do público sênior
A adaptação de moradias para idosos é uma realidade crescente na arquitetura brasileira, considerando o constante aumento da população acima de 60 anos. Na CASACOR 2021 de Ribeirão Preto, a mostra contará com a participação da Aging 2.0 – uma instituição internacional presente em 25 países, sem fins lucrativos, com sede no vale do Silício em San Francisco, e que tem como missão identificar demandas e desejos do público acima de 60 anos de idade, que possam ser atendidas através de tecnologias inovadoras. Quem visitar a exposição, de 21 de setembro a 07 de novembro, vai poder conferir um ambiente inteligente e funcional voltado às necessidades do público sênior.
O ambiente, coordenado pelo médico geriatra Paulo Fernandes Formighieri (USP- Ribeirão Preto), contou com a participação do Engenheiro Biomédico e PhD em Senior Living, Norton Mello, e das arquitetas Drª Maria Luisa Bestetti, professora no curso de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia da USP, e Mariana Chao, certificada em Healthy Building.
Norton Mello explica que a expectativa é que o projeto esclareça alguns conceitos da visão de longevidade para os visitantes da CASACOR. Todos os projetistas trabalharam voluntariamente e reforçam a importância da incorporação da tecnologia e de fundamentos de User Experience na formulação de espaços voltados para o grupo acima de 60 anos.
“As moradias para a longevidade representam um desafio social e, ao mesmo tempo, oportunidades de negócios e inovação, considerando o número crescente dessa população no país”, afirma o PhD em Senior Living, levando em conta a Projeção Populacional do IBGE. A previsão é que até o final da década, o número de idosos no Brasil aumente em mais de 70%.
O especialista destaca também a necessidade do setor de construção civil em promover a segurança e o conforto nos ambientes para esse grupo e que a tecnologia é um recurso essencial como elemento de inclusão, autonomia e dignidade do idoso.
Em um espaço de 32m², o ambiente da Aging 2.0 usou recursos tecnológicos e multissensoriais, ampliando a capacidade da visão e demais sentidos. Isso sem comprometer a estética e conforto necessários em um lar com pessoas com mais de 60 anos.
Serviço – A 3ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontece do dia 21 de setembro à 7 de novembro. Os horários variam: de terça a quinta-feira das 15h às 21h; sexta-feira 15h às 22h; sábado das 14h às 22h; aos domingos, das 15h às 20h. Local: Av. Carlos Consoni, nº 220, Jardim Canadá.
Norton Ricardo Ramos de Mello – Graduado em Engenharia Civil pela UFPR, Mestre em Engenharia Biomédica pela UTFPR e PhD. Healthcare Management, pela FCU, Orlando, FL – USA. É CEO da BIOENG Projetos e já desenvolveu mais de 1,5 milhões de m² em projetos na área de saúde e bem estar. É professor de cursos de pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos. É também autor de cinco Livros sobre Planejamento e Projetos de Edificações de Saúde. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar e da International Federation of Hospital Engineering.