Cinco dicas para evitar implicações graves nos olhos devido ao uso de lentes de contatos

Alternativa às tradicionais armações oculares, as lentes de contato caíram no gosto dos brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, mais de 2 milhões de pessoas, cerca de 1% da população, usam lentes no país. Diversas e versáteis, as lentes podem alinhar saúde e estética.

De acordo com a médica oftalmologista Emília Lucena, do Núcleo de Oftalmologia de Fortaleza/CE, “pessoas que possuem miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, por exemplo, não precisam abrir mão da aparência em prol da saúde. Seu uso permite uma maior liberdade quanto a movimentação, sendo ideal também para a prática de esportes”.

No entanto, as lentes requerem também uma atenção especial quanto aos cuidados adotados para sua manutenção, alerta a médica especialista. Por isso, a Dra. Emília Lucena aponta, a seguir, cinco dicas para o uso correto das lentes, que também vão prolongar a vida útil delas:

“Seguindo essas instruções à risca, você evita sérios problemas oculares. Isso porque se não higienizada de forma correta, micro-organismos podem entrar em contato com a lente e causar infecções bacterianas nos olhos”, alerta a especialista, acrescentando ainda que o acompanhamento oftalmológico é essencial para a prevenção e acompanhamento do estado da saúde ocular.

“Quem usa lente de contato corretiva, o ideal é consultar semestralmente o oftalmologista. As idas aos consultórios podem identificar e tratar questões como vermelhidão, dor, turvação visual e secreção, sinais de que algo não vai bem com seu olho”, alerta.

Sair da versão mobile