Estado de São Paulo foi a região com maior número de internações. A doença é uma das principais causas de morte, ficando atrás apenas do infarto Agudo do Miocárdio e do Acidente Vascular Cerebral
A Sociedade Brasileira de Angiologia de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo, SBACV-SP, preocupada com o número de casos de trombose no Brasil, irá promover a campanha #canceleatrombose. Conforme levantamento da sua entidade nacional – SBACV, entre janeiro de 2012 e maio de 2022, mais de 425 mil brasileiros foram internados para tratamentos, sendo em média 113 pessoas por dia na rede pública. O Estado de São Paulo foi a região que mais contabilizou internações, com 118.960 registros no banco de dados do SUS. Por isso, é de responsabilidade da SBACV-SP orientar, informar e alertar a população sobre a prevenção no mês que se comemora o Dia Mundial da Trombose (13).
A campanha contará com atividades no período de 10 a 16 de outubro, que incluem atendimento gratuito à população, ação social na estação da Luz, corrida no parque e live sobre o tema. Pontos turísticos da capital paulista também serão iluminados em apoio à data. O objetivo é alertar a população sobre a importância da conscientização e prevenção da doença, que está entre as principais causas de morte, ficando atrás apenas do infarto Agudo do Miocárdio e do Acidente Vascular Cerebral.
Conforme o presidente da SBACV-SP, Dr. Fabio Rossi, o maior índice de morte é quando o trombo formado nas pernas se desprende e se desloca até o pulmão, causando a Embolia Pulmonar, que dificulta a oxigenação e sobrecarrega o coração. “Quando a embolia é volumosa, o coração tem dificuldade de bombear o sangue, pode se dilatar, sofrer um processo de arritmia, causar infarto agudo e até parada cardiorrespiratória. Mesmo nos casos menos perigosos, as sequelas crônicas, como a síndrome pós-trombótica e a hipertensão pulmonar, podem trazer graves sequelas”, explica Dr. Fabio. Sendo assim, acrescenta o médico, para a SBACV-SP, quanto mais a população for alertada e o especialista agilizar o diagnóstico, o número de internações e óbitos pode diminuir e todos serão beneficiados com relação à saúde vascular.
Programação – Datas, horários e locais das ações em São Paulo que farão parte da campanha #canceleatrombose:
- Dia 12, médicos angiologistas e vasculares estarão reunidos em uma corrida na Praça do Porquinho – Av. Quarto Centenário, 861 – Jardim Lusitânia – Entrada pelo portão 6, com o objetivo de conscientizar e prevenir a trombose.
- Dia 13, das 10h às 16h: Ação social na estação da Luz, na Linha 4-Amarela, com apoio da Via Quatro. No local, atores, caracterizados como trombos, irão distribuir panfletos com orientações sobre a doença.
- Dia 13, das 20h às 21h: SPeciaLives: a transmissão abordará o tema “A importância dos dados epidemiológicos e da conscientização no Tromboembolismo Venoso”, com a participação dos cirurgiões vasculares Thiago Melo e Marcelo Calil Burihan.
- Dia 15, das 8h30 às 17h30: SPecializando II – Interfaces no Tromboembolismo Venoso, masterclass multidisciplinar para médicos, na Associação Paulista de Medicina (APM).
- Dia 16, das 9h às 14h: 16º Dia Vascular e o 7º Dia da Trombose (ação social), no Parque Villa-Lobos, onde haverá atendimento à população pelos cirurgiões vasculares da SBACV-SP, com aferição de pressão arterial, exame físico, exame de Doppler e orientações com questionários na Anamnese.
Em apoio à campanha, vários pontos turísticos de São Paulo serão iluminados nas cores azul e vermelho (escolhidas por representarem em livros médicos as veias do corpo humano em azul, e as artérias em vermelho):
- Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira (de 10 a 16)
- Biblioteca Mário de Andrade (de 10 a 16)
- Pateo do Collegio (de 10 a 16)
- Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (dias 12, 13, 14)
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (13)
- Fachada do Palácio do Governo do Estado de São Paulo (13)
Mais informações: www.sbacvsp.com.br