Agenda Medicina & Saúde

Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia toma posse no Rio de Janeiro

— A tradicional Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) tem novo Conselho Administrativo. A posse dos novos membros aconteceu no último dia 19 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O grupo é o primeiro eleito pela Assembleia Geral de Delegados Associados (AGAD), sendo responsável por todas as decisões da SBC. 

Em seu discurso, o presidente do Conselho Administrativo, João Fernando Monteiro Ferreira, disse que o local do evento se identifica plenamente com a SBC “por que estamos falando de ciência e cultura, história e futuro. Assim como o Museu do Amanhã, a nossa Sociedade também faz ciência e cultura, pilares de nosso propósito; a história representando quem nos antecedeu e deixou esse legado, permitindo que esse novo Conselho trilhe a SBC para o futuro”. 

Membros do Conselho Administrativo da SBC: Região Norte/Nordeste- Nivaldo Menezes Filgueiras Filho, Sérgio Tavares Montenegro; Região Central- Carlos Eduardo de Souza Miranda, Dr. Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza; Região Leste: Denilson Campos de Albuquerque, Andréa Araujo Brandão; Região Paulista- Dr. Celso Amodeo, João Fernando Monteiro Ferreira.

Hospital Risoleta Neves  e professores da UFMG

A diretoria do Hospital Risoleta Tolentino Neves/BH/MG, recebeu três representantes da UFMG: a assessora especial da Reitoria, Benigna Oliveira, a diretora e a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury e Cristina Alvim, respectivamente. O encontro ocorreu na última quarta-feira, 11 de maio, com objetivo estratégico de estreitamento da relação com o Risoleta, que é um hospital de ensino e importante campo de prática para estudantes e residentes formados pela Universidade. 

Na oportunidade, Cristina Alvim apresentou o Plano de Trabalho da atual gestão da UFMG, que contempla cuidar e ampliar a relação com o Hospital Risoleta Tolentino Neves”, no capítulo referente ao incentivo à inserção docente nos hospitais de ensino.

Participaram da reunião pelo Risoleta as diretoras Alzira Jorge (geral) e Mônica Costa (técnico-assistencial), a assessora da diretoria, Viviane Couto, e o coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nepe), Rafael Barbuto. Pela UFMG, estiveram presentes as gestoras Alamandra Kfoury, Benigna Oliveira e Cristina Alvim.

Hospital Evangélico BH: iniciativa pioneira em Minas Gerais

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte inaugurou, no último dia 18 de maio, o seu Núcleo de Excelência em Segurança, Qualidade e Desfechos Clínicos (NESQUAD).  A cerimônia reuniu membros da diretoria e do conselho da mantenedora – a Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG), bem como os gestores de diversas áreas da Unidade e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti e a secretária municipal de Saúde, Dra. Claudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, que visitaram as instalações após a cerimônia.

De acordo com a idealizadora do projeto e diretora executiva do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, Claudia Hermínia de Lima e Silva, o NESQUAD é um projeto inovador que visa unir setores e serviços estratégicos do hospital como, Gestão da Qualidade, Segurança do Paciente, SCIH, Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Experiência do Paciente e DRG, por meio de uma gestão especializada e de alta performance, com o propósito de aumentar a eficiência assistencial e operacional da instituição.

 “Tendência em gestão de saúde, o NESQUAD é uma iniciativa que visa impactar positivamente a assistência e a sustentabilidade financeira do Hospital Evangélico de Belo Horizonte porque vai promover uma estrutura linear, sistêmica e contínua de gestão, com serviços integrados, o que vai aumentar a eficiência assistencial e a sustentabilidade organizacional”, afirmou.

Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Unimed-BH:

Campanha de Prevenção ao Glaucoma

A Universidade Federal de Minas Gerais, através do seu Espado do Conhecimento, e o Instituto UNIMED-BH se uniram em torno da campanha “24 Horas Pelo Glaucoma”, iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As duas entidades vão divulgar várias mensagens relacionadas à ação.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais de 1 milhão de pessoas no Brasil possuem glaucoma, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno indolor, de evolução silenciosa e que não gera incômodo em seu estágio inicial, portanto, promover debates sobre a doença é essencial.

ADJ Diabetes Brasil:  educação e diversão em encontro gratuito para crianças com diabetes

No dia 25 de maio, quarta-feira, das 14h às 16h, a ADJ Diabetes Brasil/São Paulo/SP, realizará um encontro para as crianças de 9 a 12 anos com diabetes e seus pais.  O evento terá a presença do especialista em lazer e animação sociocultural, Volney Paulo Guaranha, que trará brincadeiras, rodas de conversas e o “varal de emoções”, ação que ajuda na exposição de sentimentos de maneira mais leve.

“Agora que a ADJ está retomando seu atendimento presencial, podemos oferecer esse tipo de atividade, que mescla educação e entretenimento. Encontros assim entre crianças que vivem a mesma condição são fundamentais, porque sabemos o quanto pode ser difícil assimilar informações nesta faixa etária o que, claro, se estende aos pais”, explica Lucas Leme Galastri, presidente da ADJ.

Evento gratuito: Data: 25/05 das 14h às 16h. Inscrições: Telefone: (11) 3675-326; WhatsApp: (11) 97148-0465.

Dental Uniodonto Campinas: palestra gratuita sobre a desmistificação da reabilitação dos sorrisos

A Dental Uniodonto Campinas, loja especializada na comercialização de produtos e equipamentos odontológicos, fará no próximo dia 27 de maio uma palestra com o tema “Desmistificando a reabilitação estética do sorriso”. O evento, que será aberto para os cooperados da Uniodonto Campinas e para cirurgiões dentistas em geral, será realizado das 9h às 12h e vai ser conduzido pelo cirurgião-dentista e professor da Faculdade de Odontologia da USP, Dr. Carlos Francci.

Inscrições – apenas online: https://forms.office.com/r/qAbdvAzabP

Sair da versão mobile