Cuidado com as cordas vocais!: atenção para a prevenção do câncer de laringe

No dia 16 de abril foi celebrado Dia Mundial da Voz.  Para alertar a população sobre a importância dos cuidados com as cordas vocais, especialistas realizam a Campanha Nacional da Voz. O evento, que está em sua 24ª edição, é promovido pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz, com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Este ano, o slogan da Campanha é Você em Alto e bom som”, e traz um alerta importante sobre a prevenção do câncer de laringe.

“O câncer de laringe é uma doença insidiosa. O tumor vai crescendo sem dar grandes sinais de alerta e os sintomas muitas vezes são negligenciados pelos pacientes. Quando diagnosticado logo no início, há 95% de chance de cura”, ressalta a otorrinolaringologista Adriana Hachiya, Diretora da Academia Brasileira de Laringologia e Voz.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que cerca de 60% dos casos de câncer de laringe se iniciam na glote, área que contém as cordas vocais, enquanto 35% se desenvolvem na região da supraglote. O restante começa na subglote ou em mais de uma área.

“Sintomas como cansaço vocal, dor na garganta, dor no pescoço, sensação de corpo estranho na garganta, dificuldade para engolir e para respirar, ou rouquidão por mais de 15 dias devem ser avaliados imediatamente pelo especialista”, alerta o médico Hugo Ramos, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz.

            Hábitos que contribuem para a saúde vocal

Outros fatores que devem ser evitados no dia a dia para preservar a saúde vocal

Sobre a Campanha Nacional da Voz – O evento é uma iniciativa da Academia Brasileira de Laringologia e Voz e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Ele foi lançado em 1999. Dada a sua importância, a Campanha da Voz foi reconhecida internacionalmente e, desde 2003, 16 de abril passou a ser o DIA MUNDIAL DA VOZ. O resultado tem sido a realização de ações integradas em países como EUA, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela e Panamá.

Sair da versão mobile