O 1º Fórum Nacional de Cuidados Paliativos para Pacientes, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, em formato on-line, tem como objetivo promover a reflexão de pacientes, familiares, cuidadores e, sobretudo, de profissionais da saúde sobre o tema, como forma de ampliar o olhar no cuidar de pessoas com doenças graves e incuráveis, a partir da abordagem multidisciplinar, promovendo, assim, melhor suporte e qualidade de vida a eles.
O evento é organizado pelas fundadoras da Casa do Cuidar, a médica referência em cuidados paliativos, Ana Claudia Quintana Arantes, a psicóloga Cris Prade e a coordenadora da Casa Paliativa, a jornalista e escritora Ana Michele Soares.
Os painéis de debate são compostos por especialistas (médicos, psicólogos, assistente social, entre outros), porém, o protagonismo fica por conta dos integrantes da Casa Paliativa, pacientes com doenças graves, que compartilham suas experiências e expectativas em torno da importância do cuidado paliativo, a partir das seguintes dimensões: física, emocional, espiritual, social e familiar.
A ideia é provocar a reflexão sobre como o cuidado paliativo pode modificar a realidade de pacientes, seus familiares e cuidadores para melhor, além de desmistificar conceitos equivocados e preconceituosos acerca do tratamento de doenças incuráveis e possíveis efeitos sobre o paciente, levando as pessoas a crerem que apenas o paciente terminal pode receber cuidados paliativos. “É um grande paradoxo pensar em toda a tecnologia que evolui para oferecer ao paciente mais tempo e, ao mesmo tempo, não olharmos para o impacto do próprio tratamento no emocional, físico, social desse paciente. É preciso oferecer ao doente muito mais do que novas drogas, mas qualidade de vida”, destaca Ana Michelle, que é paciente em tratamento contínuo de câncer de mama há 10 anos.
O cuidado paliativo precisa ser compreendido enquanto assistência prestada por uma equipe multidisciplinar, com profissionais de várias áreas, com formação em cuidados paliativos, com o propósito de tornar o paciente o protagonista de sua própria história, formando uma rede de proteção em relação ao sofrimento que determinada doença ou o adoecimento possam proporcionar. “Entre o adoecer e o morrer há muito o que ser feito pelo bem de quem vive este processo tão delicado e sagrado em sua vida”, declara Ana Claudia Quintana Arantes.
Alguns nomes já confirmados:
- Médica Ana Claudia Quintana Arantes – tema: dimensão física do cuidar, em “Manejo de Dor e Fadiga” e a dimensão emocional sobre a postura dos pacientes diante da dor da morte em “Desistindo de desistir”;
- Médico Rodolfo Moraes – Tema: o que é preciso saber sobre os cuidados paliativos
- Psicóloga Cris Ferraz Prade – Tema: dimensão familiar “Cuidando de quem cuida”;
- Professor Gustavo Gitti – Tema: a importância da autocompaixão durante os desafios da vida;
- Capelão Roberto Miguel – Tema: o “Sagrado de cada um”, no painel Dimensão Emocional.
Inscrição gratuita – No link: https://forum.casadocuidar.org.br/, para pacientes, familiares, profissionais e cuidadores. Profissionais da área da saúde podem obter certificado de participação (10 horas), mediante o pagamento de uma taxa de 49,90.