Desafios da nova gestão da Uniodonto Campinas
Por Dr. Vladimir Borin Pacheco Jr. – presidente da Uniodonto Campinas
O ano de 2023 é emblemático para a Uniodonto Campinas: em novembro completam-se 45 anos de fundação da cooperativa especializada no atendimento odontológico. Em 1978 um grupo de 23 cirurgiões-dentistas se uniram com o propósito de prestar serviços de elevado padrão de qualidade a um custo acessível à população. Hoje este grupo cresceu. Somos mais de 1,5 mil profissionais cooperados e credenciados de todas as especialidades, fazendo parte do maior sistema de cooperativas odontológicas do mundo.
Os desafios para a nova diretoria, eleita na Assembleia Geral Ordinária realizada no fim de fevereiro, são muitos. Vivemos em um contexto nacional em que pelo menos 30 milhões de pessoas, segundo a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, possuem planos de saúde exclusivamente odontológicos, sendo que somos uma população muito mais numerosa e que, infelizmente, ainda não possui um pleno entendimento da importância dos cuidados bucais.
A atenção com a saúde bucal não é necessária apenas para manter uma boa aparência estética, por exemplo. A falta de cuidados pode aumentar significativamente as chances do desenvolvimento de doenças graves, entre elas o câncer bucal e doenças cardíacas de origem odontológica.
A garantia de um atendimento de qualidade – hoje atendemos mais de 465 mil beneficiários e temos a meta de chegar em 500 mil até o fim deste ano – passa necessariamente por uma prestação de serviços de qualidade por parte dos nossos profissionais cooperados e credenciados. Valorizá-los é o caminho para fecharmos essa equação, resgatando a profissão dentro dos planos de saúde e estimulando a aquisição do conhecimento dos dentistas. Em agosto, por exemplo, teremos a 10ª edição do Congresso Uniodonto Campinas, com mais de 100 palestras. É uma oportunidade para a troca de experiências e o ganho de qualificação para quem atua na prestação de serviços.
A realização do Congresso, retomado após um adiamento causado pela pandemia da Covid-19, é um dos nossos projetos para este ano. A campanha Agosto Grená, feita anualmente e sem interrupções e focada na conscientização quanto aos riscos do câncer de boca, acontecerá novamente em 2023. A implantação do Projeto de Governança Corporativa, com a regulamentação do setor de Compliance, além da conquista do selo de acreditação via ANS, também estão em nossas pautas para o primeiro ano da nova gestão.
A manutenção da nossa identidade modernizando a nossa marca é um dos pontos principais da nossa nova gestão. Respeitar a nossa história e, em absoluto, as normas que regulamentam o nosso setor, além das leis vigentes no nosso País, são as nossas obrigações com os cooperados, os colaboradores e os beneficiários da Uniodonto Campinas.