DestaquesÚltimas Matérias

SOBRASP e Instituto Maurício de Souza realizam campanha sobre cuidado materno e neonatal

A Turma da Mônica Baby ilustra orientações às gestantes e reforçam a importância do acompanhamento médico

A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrou, na última sexta–feira, 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente com a realização de uma campanha de alcance mundial, cujo tema em 2021, está focado no “Cuidado materno e neonatal seguro”. Para marcar a data, o Instituto Mauricio de Sousa se uniu à Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp).

Em postagem sobre o tema, a Turma da Mônica Baby ilustra recomendações para que as gestantes tenham uma gravidez segura. As mensagens ressaltam a importância de fazer o acompanhamento pré-natal, de tomar as vacinas indicadas, cuidar da alimentação e fazer atividades físicas, além de preparar o plano de parto para garantir um parto seguro e respeitoso, sempre com o acompanhamento de profissionais de saúde e a participação de sua rede de apoio.

A Sobrasp apoia a campanha pelo cuidado materno e neonatal por meio da participação na Aliança Nacional para um Parto Seguro e Respeitoso, que reúne cerca de 50 entidades nacionais. Em sua missão, a Aliança segue 10 diretrizes principais, definidas pelos seus integrantes: Equidade, Respeito, Redes de Atenção, Parto Adequado, Prevenção à Mortalidade Materna, Prevenção da Prematuridade, Letramento, Empoderamento e Engajamento e Participação da Família.

As mensagens estão nas redes sociais do Instituto Mauricio de Sousa (Instagram e Facebook @institutomauriciodesousa) e da Sobrasp (Instagram @sobraspoficial e Facebook @SOBRASP).

Sobre as entidades:

Instituto Mauricio de Sousa (IMS) – Fundado nos anos 90, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos que, por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.  Site: http://www.institutomauriciodesousa.org.br

Sobrasp

A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – SOBRASP – foi fundada no dia 6 de dezembro de 2017, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo multidisciplinar de profissionais, comprometidos com a causa da segurança do paciente e qualidade do cuidado. Atua na assistência, gestão, ensino e pesquisa em vários Estados do país. Tem como missão Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente. Entre as suas principais finalidades, destacam-se atividades e programas educacionais voltados aos profissionais de saúde, gestores e usuários/familiares do sistema de saúde sobre qualidade do cuidado e segurança do paciente. Site: https://www.sobrasp.org.br/dia-mundial-sp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo