Dia Mundial do Diabetes: Araujo promove ações para conscientizar sobre a doença
Videocasts, podcasts e testagem gratuita de glicose contemplam a estratégia da rede para alertar a população sobre a doença
Afinal, o que é diabetes? Como a doença se desenvolve? Tem cura? Como se dá o tratamento? Para tornar claras essas e outras questões envolvendo o diagnóstico e o tratamento, a Araujo, maior rede de drogarias de Minas, dedica todo o mês de novembro à conscientização sobre o diabetes que, por sua relevância e proporção, ganhou um dia só seu no calendário: 14 de novembro.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes, a doença é caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina e atinge mais de 16 milhões de brasileiros e cerca de 540 milhões de pessoas no mundo. Como forma de conscientização, a Araujo realiza, nesse período, uma série de iniciativas para debater a doença e levar informação de qualidade para a população.
Desinformação – Após realizar entrevistas e sessões de escuta com farmacêuticos e pessoas diabéticas, a Araujo concluiu que ainda há bastante desinformação e muitas dúvidas sobre o tema. Para elucidar a doença, a rede produziu podcasts e videocasts com profissionais especializados no assunto – entre nutricionistas, endocrinologistas e educadores físicos-, que foram entrevistados pela jornalista Leila Ferreira. Os episódios estão sendo disponibilizados semanalmente na página do YouTube da Drogaria Araujo e no Spotify.
“O podcast da Araujo, ‘Saúde em dia’, foi lançado agora, em novembro, com uma temporada especial sobre diabetes. Mas, a partir de dezembro, assuntos relacionados ao universo saudável, tais como prevenção, tratamento e diagnóstico, também serão abordados”, explica Adriana Caram Borlido, Superintendente de Marketing da Araujo, que lembra que a programação também poderá ser acompanhada pelas redes sociais.
Testes gratuitos – Outra importante ação prevê a testagem gratuita de glicose em várias unidades Araujo em Belo Horizonte e no interior do estado, no dia 14 de novembro. Em frente às lojas, serão montadas tendas, onde farmacêuticos estarão disponíveis para conversar e aplicar os testes. Também, neste espaço, serão distribuídas pulseiras de identificação para o doente crônico de diabetes e um flyer com informações sobre os programas, exames e testes oferecidos pela Araujo aos diabéticos. “Vai ser um dia inteiro de trocas importantes, bate-papo e muita informação tanto para os diabéticos, como para aqueles que suspeitam ter a doença e, embora não tenham certeza, terão a chance de confirmar a hipótese com a realização rápida e gratuita do teste de glicose”, completa a Superintendente de Marketing da Araujo.