Temática e personagens devem atrair passageiros em ação imersiva de saúde, que inclui ainda exercícios físicos com professores e simulação de compras para incentivo de hábitos saudáveis
Quem passar pela estação Barra Funda da CPTM, em São Paulo/SP, nos dias 13 e 14 de novembro encontrará uma estrutura tematizada com a Mônica, o Cebolinha e outros personagens da Turma mais querida do Brasil, convidando a população a cuidar da saúde de forma gratuita. Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, 14, a ADJ Diabetes Brasil estará com uma equipe completa de profissionais próxima às catracas para fazer aferição de glicemia e acompanhar os participantes em um circuito com atividades que alertam sobre a importância de uma rotina saudável. A ideia é oferecer uma experiência imersiva para conscientização.
Depois do preenchimento de um questionário com informações básicas, o passageiro será encaminhado para uma dinâmica, dividida em quatro partes. Na primeira, será realizada a aferição de glicemia; a próxima é a simulação de compras em um mercado ilustrativo com orientação de nutricionistas; na sequência, exercícios físicos com professores de educação física e, por fim, um espaço para avaliação dos resultados com profissionais de saúde educadores em diabetes.
Mudando hábitos – De acordo com e presidente da ADJ Diabetes Brasil, o endocrinologista Ronaldo José Pineda Wieselberg, “o primeiro passo para prevenir o diabetes é a mudança de hábitos diários, e o nosso trabalho é auxiliar nessa etapa, mostrando como ter uma vida mais saudável. Informação é um recurso poderoso no cuidado de qualquer condição. No caso do diabetes, este reforço precisa ser constante”.
Um dos principais objetivos, além da conscientização, é fazer um pré-rastreamento do diabetes com base nos resultados e hábitos de cada participante. Estão previstos 1.500 testes nos dois dias de evento.
“A Turma da Mônica sempre buscou contribuir para a educação e o bem-estar das crianças, e abordar o diabetes de uma forma acessível e responsável é uma extensão natural desse compromisso. Queremos que as crianças e seus familiares compreendam que, com os cuidados adequados, é possível ter uma vida plena e saudável. Através dos nossos personagens, esperamos que essa mensagem alcance muitas casas, promovendo o conhecimento e a inclusão”, afirma Amauri Sousa, Diretor Executivo do Instituto Mauricio de Sousa.
Turma da Mônica – Outra parte importante da ação é que cada participante levará para casa mais informações sobre o diabetes, podendo multiplicar o conhecimento sobre como se prevenir ou tratar a condição. Em parceria com o Instituto Mauricio de Souza, a ADJ elaborou a cartilha “Conhecendo o Diabetes”, para esclarecimento de dúvidas. Ela é completa, abordando temas como a importância da alimentação e do exercício físico, o que é diabetes, os tipos (incluindo o gestacional), sintomas, o que acontece com o corpo nos casos de hiperglicemia e hipoglicemia. Tudo com uma linguagem fácil, objetiva e bem didática, somada com os traços inconfundíveis dos desenhos da Turma da Mônica. Além da cartilha exclusiva, quem completar todo o circuito ganhará um brinde.
Cenário do diabetes no Brasil – O diabetes é um grupo de condições metabólicas caracterizadas pela hiperglicemia, ou seja, os altos níveis de glicose no sangue, resultantes de alterações na produção de insulina (hiperglicemia – alta taxa de glicose e hipoglicemia – baixa taxa de glicose). A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que mais de 20 milhões de pessoas tenham diabetes no Brasil.
O tipo 1 ocorre quando o corpo não produz insulina e é caracterizado como uma condição autoimune, sendo mais comum em crianças e adolescentes, mas que pode aparecer em qualquer idade, tendo como sintomas principais a sede intensa e urina frequente; fome extrema; perda de peso inexplicável; fadiga excessiva e visão embaçada.
Já o tipo 2 é silencioso e pode se desenvolver lentamente, apesar de não ser uma regra. É mais comum em adultos, mas, também, pode ocorrer em jovens com sobrepeso. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, esse é o tipo representa cerca de 90% dos casos no Brasil.
Outra tipificação é a pré-diabetes, uma condição em que os níveis de glicose no sangue estão mais elevados que o normal, mas ainda não são altos o suficiente para serem diagnosticados como diabetes tipo 2, além do diabetes gestacional que, como o nome sugere, ocorre durante a gravidez, geralmente detectada entre a 24ª e 28ª semanas e, na maioria das vezes, não apresenta sintomas perceptíveis.
A campanha, realizada pela ADJ, tem o patrocínio da Lilly, Astrazeneca, Medtronic, Merck, Novo Nordisk, Boehinger, Biomm, Abbott, Sanofi e Servier, além do apoio da MedLevensohn e apoio institucional do Instituto Mauricio de Sousa e CPTM.
Serviço – ADJ Diabetes Brasil – Dia Mundial do Diabetes
Data: 13 e 14 de novembro de 2024 (quarta e quinta-feira)
Horário: 9h às 18h
Local: Estação Barra Funda da CPTM | Linha 7-Rubi, Linha 8-Diamante, Linha 11 – Coral, Linha 13 – Jade da CPTM
Endereço: Rua Bento Teobaldo Ferraz, 119 – Barra Funda, São Paulo – SP
Mais informações: www.adj.org.br