Pesquisa da revista Nature Science of Learning comprova que a leitura ameniza os efeitos do envelhecimento
O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente no dia 29 de outubro. A data foi constituída para celebrar a inauguração da primeira biblioteca no Brasil. O livro é a ferramenta de conhecimento mais democrática e acessível que possa existir. A leitura de uma obra literária traz benefícios para todas as fases da vida, desde a infância até a velhice.
Márcia Sena, especialista em longevidade ativa, fundadora e CEO da Senior Concierge, empresa que pratica um modelo de atenção integrada para dar suporte às pessoas com mais de 60 anos, descreve que ler um livro traz diversos impactos positivos para a saúde tanto física quanto mental.
Em recente estudo, a revista Nature Science of Learning, com 118 idosos até 82 anos, concluiu que a leitura e a escrita compensam os efeitos do envelhecimento no cérebro de adultos idosos com baixa escolaridade, ou seja, praticar a leitura diminui os efeitos do envelhecimento. “Ela é um dos melhores hábitos que uma pessoa pode ter, principalmente a pessoa idosa. Pois é benéfica para a mente e também para o corpo, podendo até diminuir a ansiedade e proporcionando o aumento da sensação de bem-estar e prazer”, afirma a especialista.
A seguir, Márcia Sena elenca as principais vantagens que a leitura gera para uma pessoa acima dos 60 anos:
Ativa a memória – O exercício cognitivo constante dos neurônios, por meio da leitura, mantém as sinapses cerebrais (transmissores) ativas e auxilia no combate à perda de memória.
Estimula a criatividade – A leitura, por ser uma forma de entretenimento, pode estimular a criatividade do leitor e promover momentos de entretenimento e prazer. Ao contrário de um filme ou uma série, que contam com diversos recursos sonoros e visuais, a leitura pode te levar para um cenário que ainda não existe.
Amplia e estimula o vocabulário – Além desses benefícios, a leitura amplia o vocabulário. Ao contrário do que muitos pensam, essas vantagens não só auxiliam as crianças na fase inicial do desenvolvimento, mas, também, o idoso, pois a pessoa madura aprende outras palavras que acabam ativando a mente para que não repita sempre os mesmos vocabulários.
Previne doenças Cognitivas – O ato diário da leitura ajuda a prevenir alterações cognitivas, por conta do aumento das conexões neurais e funciona como uma forma de exercitar o cérebro. Estudos comprovam que hábitos de leitura podem reduzir em até 30% das doenças degenerativas como o Alzheimer.
Combate da depressão e ansiedade – Outro aspecto importante que a leitura contribui, é no combate da depressão e ansiedade, uma vez que o ato gera uma sensação de alívio e bem-estar.