Diabetes sem controle pode danificar os rins
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay
Março é o mês de conscientização das doenças renais. O Dia Mundial do Rim, comemorado sempre no dia 09, é um alerta à população sobre os cuidados que se deve ter com esse importante órgão, principalmente quem é diabético. Isto porque, conforme explica dra. Denise Iezzi, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, especialista em diabetes, a diabetes pode danificar os vasos sanguíneos dos rins.
Assim, março vem alertar sobre as disfunções renais. “Quando ocorre um problema nos rins, seu primeiro sinal é a presença de uma espécie de proteína na urina, a albumina. E um teste simples, extremamente sensível a essa proteína, permite detectar a disfunção em um estágio inicial em pessoas com diabetes”.
Ela explica que os rins são responsáveis pela filtragem do sangue. Quando isso não ocorre normalmente, há um acúmulo de resíduos, principalmente de sal, na urina. Por isso, um dos sinais dessa retenção, é o inchaço de tornozelos e o aumento de peso.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 7,2% da população mundial, acima de 30 anos, sofre de doença renal crônica. No Brasil, a entidade estima que mais de 10 milhões de pessoas tenham a doença. Daí a importância do mês de março.