Doação de órgãos e mutirão para reconstrução mamária: ações para a comunidade em Curitiba e Recife

Instituto para Cuidado do Fígado faz ação conjunta para falar da doação em todos os sentidos

Depois da queda das doações de órgãos devido ao período agudo da pandemia, os números de transplantes no Brasil começam a se recuperar. Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), divulgado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), entre janeiro e junho de 2022 foram doados no País 3.677 órgãos, sendo 1.007 fígados. No mesmo período, no Paraná, foram 588 notificações de possíveis doadores. Dessas, 61% eram de não doadores. E outros 169 resultaram em transplantes. A expectativa é que os números melhorem no segundo semestre, terminando o ano com taxas de doação e transplante próximas às de 2019

 Para marcar o Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos, o Instituto para Cuidado do Fígado (ICF), que presta atendimento voluntário em Curitiba (PR), fará uma ação para mostrar a importância da doação em todos os sentidos. Será no dia 27 de setembro (Dia Nacional de Doação de Órgãos), das 9h às 15h, no Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969), Curitiba/PR.

  “Este ano, fomos além da doação de órgãos e quisemos abordar a doação e a empatia em todos os sentidos. Porque para que aconteça um transplante, é preciso que o tema do amor, da vida e de se doar ao próximo façam parte da história da família. Por isso, convidamos diversas entidades que trabalham com a doação nos diversos aspectos, seja com animais, sangue, cabelo, tempo”, afirma Dr. Fábio Porto, cirurgião do aparelho digestivo e um dos fundadores do ICF.

Doação de órgãos – Para ser um doador, basta avisar a família e, por isso, mesmo, o ICF criou um filtro no Instagram, incentivando esse diálogo e a expressão da vontade em vida. Um deles é um balão de pensamento com a frase “Família, eu sou doador de órgãos”. No outro, um coração com a mensagem “Eu digo sim para a doação de órgãos”. E ainda a imagem de um coração repleto de órgãos com o slogan “Doar órgãos é um gesto de amor”. Para usar o filtro, basta clicar em https://www.instagram.com/ar/1252830862195695

Mutirão para reconstrução mamária beneficiará 53 pacientes em Pernambuco

A Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com o apoio da GC AESTHETICS, fabricante mundial dos implantes mamários de silicone, realizará um mutirão de cirurgia de reconstrução mamária que beneficiará 53 pacientes vítimas do câncer de mama do Recife e interior pernambucano. Essas mulheres são pacientes do S.U.S. e terão suas mamas reconstituídas com o trabalho voluntário de 42 cirurgiões plásticos, membros da Regional Pernambuco, além de toda equipe médica complementar. O mutirão será realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro, nos hospitais Agamenon Magalhães, IMIP, HC-UFPE e Hospital do Câncer de Pernambuco, (todas as instituições ficam no Recife), com a supervisão e total acompanhamento dos profissionais da Regional da SBCP e também da representante da empresa doadora dos implantes mamários.

A GC AESTHETICS fez a doação dos implantes mamários para essa importante ação humanitária. Para Gisele Cadaval, coordenadora de marketing da empresa, “ a ação devolverá a dignidade, a saúde, o convívio social e profissional a essas mulheres que não têm acesso ao atendimento privado”.

Sair da versão mobile