Entrevista com José Henrique Dias Salvador: CEO da Rede Mater Dei de Saúde

José Henrique Salvador: “o meu avô e o meu pai sempre foram os meus grandes mentores na instituição. Temos a grata felicidade de trabalhar com as três gerações em conjunto”

Os caminhos na direção das grandes instituições do Brasil e no exterior, seguem em geral percursos semelhantes, ou seja, as gerações mais velhas vão saindo de cena, deixando seu legado para as novas gerações, que dão continuidade ao seu trabalho e abrem novos caminhos, adaptando-se aos novos tempos. Entre essas gerações se destaca a família Salvador, criadora da Rede Mater Dei de Saúde, originária de Belo Horizonte/Minas Gerais, hoje com unidades hospitalares em várias regiões do país.

A história do Grupo Mater Dei começou em 1980, com a inauguração de sua primeira unidade, em 1º de junho, na capital mineira, tendo como filosofia três princípios básicos: o científico, o cultural e o humanístico. A frente do empreendimento, o patriarca da família, o Dr. José Salvador. De lá para cá, a Rede Mater Dei cresceu, tornando-se um dos principais grupos hospitalares do país.

Hoje, o Dr. José Henrique Dias Salvador é o CEO da Rede Mater Dei de Saúde. Ele é neto do Dr. José Salvador (93 anos), ainda atuante, como presidente de honra do Conselho de Administração da Rede Mater Dei, e filho do Doutor Henrique, presidente do Conselho de Administração do Grupo.

Para estar à frente do Grupo hoje, o Dr. José Henrique Dias Salvador percorreu um brilhante caminho.  Ele é formado em Administração de Empresas pelo IBMEC, trabalhou em áreas administrativas e de planejamento estratégico do Grupo DASA (rede de saúde integrada que inclui mais de 40 marcas de laboratórios, hospitais e centros médicos no país), tendo passado pelos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e no Hospital Mater Dei, como Gerente Administrativo de 2010 a 2014. Cursou ainda, um Fulo Time MBA na Universidade de Columbia, EUA, graduando-se em 2015, quando retornou à Rede Mater Dei de Saúde como Diretor Comercial. Foi Diretor de Operações da Rede, de 2016 a novembro de 2023, quando assumiu como CEO do Grupo. José Henrique Salvador é também Conselheiro do Real Hospital Português de Recife, e, atualmente, está cursando o Owner/President Management (OPM) na Harvard Business School.

O rico caminho que ele está trilhando tem intensa relação com o avô e pai. “O meu avô e o meu pai sempre foram os meus grandes mentores na instituição. Temos a grata felicidade de trabalhar com as três gerações em conjunto: o Doutor José Salvador, ainda atuante, como Presidente de Honra do nosso Conselho de Administração, o Doutor Henrique, presidente do Conselho de Administração da Rede, e eu, como CEO do Grupo. Eles sempre foram meus ídolos no trabalho, sempre me orientaram e sempre me ensinaram importantes valores, pilares da nossa atuação, como ter o paciente como o centro das nossas atuações e o principal ente da nossa instituição”.

Nesse trabalho, destaca, “é muito importante ter o médico como um grande parceiro no dia a dia da instituição e que participe da estratégia. O colaborador aculturado é muito necessário para podermos desdobrar valores, princípios, e alcançar os nossos resultados. Existe também uma relação de construção com cada uma das operadoras de saúde para que possamos crescer em termos de qualidade e volume dos atendimentos, na nossa instituição. Em todos esses aspectos, Doutor Salvador e Doutor Henrique sempre foram exemplos a serem seguidos, exemplos de que vale a pena lutar pelo sonho e que vale a pena entrar na Rede Mater Dei por um propósito cada vez maior. Nesse sentido, eu sempre tive neles grandes exemplos de atuação profissional”.

Rede Mater Dei – “Hoje, temos nove unidades, aproximadamente 9 mil colaboradores e 10 mil membros cadastrados em nosso corpo clínico. Contamos com uma estrutura hospitalar de cerca de 2,5 mil leitos disponibilizados aos clientes. Somos nove hospitais em pleno funcionamento, sendo quatro na região metropolitana de BH, um em Goiânia/GO, dois em Uberlândia/MG, um em Salvador/BA, e um hospital em Feira de Santana/BA.

Em agosto deste ano, mais precisamente no dia 23, “inauguramos a unidade Nova Lima.  “Nos últimos anos, começamos a identificar que o município de Nova Lima tinha uma oportunidade grande para a Rede, por estar mais próxima de um público que é cada vez mais prevalente naquela região.  Nova Lima tem a maior renda per capita do Brasil. É uma região com uma concentração muito grande de formadores de opinião”.

As operadoras de saúde parceiras, conta, aderiram muito rapidamente ao projeto da nova unidade, credenciaram o hospital, e, “com poucos meses de inauguração, já percebemos que a nova unidade da Rede Mater Dei é um sucesso”.

São Paulo – O novo CEO do Grupodestaca também que São Paulo está na mira da Rede Mater Dei”. Temos um projeto que está sendo desenvolvido nesse momento em parceria com o Atlântico Hospitais, empresa do grupo da Bradesco Saúde. Vamos construir um hospital na região de Santana, área norte de São Paulo, que tem mais de 2 milhões de habitantes, com mais de 600 mil vidas credenciadas por um plano de saúde. Estamos muito animados com essa possibilidade de entrar na praça de São Paulo. O projeto deve ficar pronto em 2028.

Processo de crescimento – Dentro do processo de crescimento do Grupo Mater Dei, acrescenta o Dr. José Henrique Dias Salvador, “quando falamos no êxito das unidades existentes, sempre procuramos adquirir unidades que já eram referência nas comunidades onde estavam instaladas. Nenhuma das nossas unidades adquiridas eram unidades periféricas nessas regiões. Para tal, fizemos uma diligência profunda para entender se esses hospitais adquiridos eram realmente integráveis, se carregavam ali, em seu DNA, valores semelhantes aos nossos”.

Os hospitais de Uberlândia, por exemplo, “são top of mind na praça, são os mais relembrados”, observa. Da mesma forma, o Hospital EMEK de Feira de Santana, é o principal hospital da cidade e que faz os principais procedimentos também de alta complexidade.  “Quando olhamos para a região metropolitana das cidades, cada vez mais consolidamos as nossas operações como referência para a população atendida pelos nossos hospitais. Em Salvador, temos o equipamento mais moderno da praça e temos conseguido também atrair as principais figuras médicas daquela região, o que, demonstra a nossa capacidade de gerar valor através da construção de unidades ou através de aquisição também de unidades selecionadas”.

Valores e princípios – De acordo Com o Dr. José Henrique Dias Salvador, a Rede Mater Dei cresceu muito nos últimos anos, mas um crescimento que é calcado nos nossos valores e princípios. “Isso é algo que pelo qual lutamos diuturnamente na instituição, para que consigamos crescer, mas não percamos a nossa essência. É fundamental para uma rede de hospitais do nosso  porte e das características  que queremos ter, que consigamos de forma muito clara demonstrar os benefícios da nossa atuação para os diversos elos da cadeia,  fazendo hospitais sustentáveis que ajudem o sistema de saúde a também ser cada vez mais sustentável, hospitais que tenham no seu bojo uma relação com o corpo clínico, com uma equipe que seja diferenciada, que valorize o trabalho e a formação médica, hospitais que também tenham a responsabilidade de tratar os pacientes com medicina baseada em evidência, nos melhores padrões do mundo, e hospitais que consigam dar para esses pacientes uma experiência percebida ou diferenciada”

Para o CEO do Grupo Mater Dei de Saúde, “os nossos valores são primordiais na nossa atuação. Fazemos isso através de gente. Por isso é que valorizamos tanto os nossos colaboradores. Nós somos certificados pela GPTW, pela Great Place to Work. Das nossas nove unidades, hoje, seis já são certificadas em qualidade internacional de segurança assistencial, seja pela JCI ou pela Quimenton. Além disso, cada vez mais temos investido em tecnologia diferenciada para fazer com que as nossas unidades estejam sempre atualizadas, não só a tecnologia física de equipamentos, mas, também, em termos de tecnologia digital, principalmente em inteligência artificial, inteligência de dados, tecnologia para fazer com que nós sejamos cada vez mais inteligentes e as decisões sejam tomadas baseadas em dados e fatos. Em virtude desse posicionamento, em 2021, fizemos a aquisição de 50,1% da 3Data, uma empresa que tem nos ajudado bastante a evoluir muito em inteligência artificial, em dados, em estatística avançada nas nossas instituições”.

Sair da versão mobile