Evento debaterá as síndromes hereditárias do câncer

Identificar a predisposição de familiares à doença ajuda a preveni-la e a combate-la.

imagem: freepik

A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e o grupo de Classificação de Tumores da Organização Mundial de Saúde (OMS) reunirão nos próximos dias 16 e 17 de junho, no Rio de Janeiro, geneticistas, oncologistas, patologistas, cirurgiões oncológicos, entre outros especialistas, para discutir os cuidados do paciente com câncer. Grandes nomes internacionais e brasileiros de diversas especialidades vão debater esse assunto atual e principalmente as síndromes genéticas, de familiares envolvidas na predisposição ao desenvolvimento de tumores. O simpósio é também organizado pela Sociedade Internacional de Tumores Gastrointestinais Hereditários (InSIGHT) e pelo Grupo de Genética de Câncer do Reino Unido.

Esse será o primeiro simpósio que se antecipa a publicação de um novo volume, que passará a fazer parte da coleção dos livros azuis da WHO. 

Conforme informa a Dra. Katia Ramos Moreira Leite, “cerca de 10% dos cânceres têm origem genética”. Ela é a única médica da América do Sul a integrar o corpo editorial dessa importante coleção e integrante do Conselho Consultivo da SBP. Segundo afirma, “quanto mais precoce o diagnóstico do câncer, maiores as chances de cura.  Sabemos que os indivíduos portadores de genes de predisposição apresentam os tumores mais precocemente e devem iniciar o rastreamento antes das datas recomendadas.  Também o modo de rastreamento pode ser diferente. Por isso, a importância do conhecimento dessas síndromes por todas as especialidades médicas. Com a detecção precoce, as chances de tratamento bem-sucedido e cura são bem maiores”, observa.

No Simpósio, a primeira apresentação após a abertura, na sexta-feira, 16/6, será do Editor chefe do grupo de Classificação de Tumores da OMS, Dr. Ian Cree. Ele falará da iniciativa da organização para classificar síndromes hereditárias do câncer. O evento antecipará a publicação sobre o tema no próximo volume da série Blue Books, os livros de capa azul da OMS que fazem a padronização e atualização da classificação de tumores em todo o mundo.  É a partir dessas classificações que os cânceres são diagnosticados e seus tratamentos não apenas definidos, mas, também, em muitos casos, desenvolvidos para posteriormente ter medicamentos produzidos.  

Na programação, há médicos e pesquisadores da Europa, Ásia e Estados Unidos, além da América Latina. Entre os nomes internacionais, estão o Dr. Ian Frayling, oncogeneticista britânico com alta experiência no tema; Dra. Joanne Ngeow Yuen Yie, do National Cancer Centre de Singapura; Dra. Vania Nose, do Massachusetts General Hospital Boston e autora do Diagnostic Pathology: Familial Cancer Syndrome. 

Vários médicos patologistas, que têm um papel fundamental no diagnóstico do câncer, estarão presentes também. Entre os médicos brasileiros, a Dra. Isabela Werneck da Cunha, da Rede D’OR; o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos da SBP, Dr. Felipe D’Almeida Costa e a secretária-geral da Sociedade, Dra. Marina De Brot, os dois últimos médicos do A. C. Camargo Câncer Center, bem como outros de diversas especialistas com alta relevância internacional, como a Dra. Maria Isabel Achatz, Dra. Patrícia Prolla, Dr. Bernardo Garicochea, Dr. José Claudio Casali, Dr. Rodrigo Guindalini e José Mauricio Mota. 

O evento tem o apoio institucional das sociedades médicas brasileiras de Cirurgia Oncológica (SBCO), Genética Médica e Genômica (SBGM), Medicina Nuclear (SBMN),de Oncologia Clínica (SBOC), Radioterapia (SBRT) e Reumatologia (SBR), além da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), Collaborative Group of the America for Inherited Gastrointestinal Cancer e The Association of Clinical Pathologists do Reino Unido. 

Agenda

Simpósio Síndromes Hereditárias do Câncer

Dias:  16 e 17 de junho de 2023

Local: Windsor Marapendi – Avenida Lúcio Costa 5.400, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Informações: https://www.sbp.org.br/eventos/genetic-tumor-syndromes-symposium-2023/

Sair da versão mobile