Sua chegada à capital mineira abre novas possibilidades de atendimento
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade beneficente da Usiminas, prepara sua chegada à capital mineira com um ambicioso plano de atuação no atendimento médico-hospitalar: a inauguração, em março do próximo ano, do Hospital Libertas. O empreendimento tem aporte de R$ 280 milhões e irá gerar em torno de dois mil empregos diretos e indiretos. O projeto está a todo vapor no icônico prédio onde funcionava a sede da Usiminas, e, assim que ficar pronto, irá beneficiar, principalmente, o vetor norte da capital mineira, bem como municípios vizinhos.
Para o presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Júnior, o objetivo é levar toda a experiência e know-how da Instituição para a população de Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Estamos vivenciando um momento em que todas as atenções estão voltadas para a saúde, que é o nosso bem maior. É com muita satisfação que anunciamos o nosso projeto de instalação do novo hospital, que recebeu o nome Libertas, e de consolidação do nosso plano de saúde – Usisaúde. Com certeza, são iniciativas importantes para contribuir para uma assistência à saúde de qualidade e humanizada, que são o nosso foco principal”.
A primeira unidade hospitalar da FSFX em BH terá 380 leitos para atendimentos de alta e média complexidade. A expectativa é que o Hospital Libertas ofereça uma estrutura multifuncional de serviços de saúde, com suporte de urgência e emergência, hospital-dia e uma linha especial de cuidado ao idoso.
A previsão é que o funcionamento seja iniciado em etapas com a abertura inicial de 140 leitos e um corpo clínico com aproximadamente 250 médicos, além de toda a equipe multidisciplinar como enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social e de suporte. O hospital irá oferecer inúmeras especialidades médicas à população, além de exames de ponta e alta tecnologia. Também está prevista uma unidade de Pronto-Socorro e atendimento 24 horas de urgência e emergência.
Experiência – Muito conhecida dos mineiros do leste do Estado, a Fundação São Francisco Xavier administra atualmente cinco hospitais, sendo quatro em Minas Gerais e um no estado de São Paulo. Dos hospitais em Minas, dois em Ipatinga (Hospital Márcio Cunha Unidades I e 2), um em Itabira (Hospital Municipal Carlos Chagas) e um em Timóteo (Hospital e Maternidade Vital Brazil). Em São Paulo, o hospital em Cubatão (Hospital de Cubatão).
“Somos referência em todas as regiões onde atuamos”, ressalta o presidente da FSFX, Salvador Prado Júnior. Na cidade de Ipatinga, por exemplo, o Hospital Márcio Cunha, de alta complexidade, tem 548 leitos e atende a uma população de mais de 840 mil habitantes em 35 municípios do leste mineiro. Integra o seleto grupo de hospitais que possui a certificação internacional da Det Norske Veritas International Accreditation Standard (DIAS/NIAHO), patamar alcançado por apenas seis instituições brasileiras.
Em 2019, o Hospital Márcio Cunha tornou-se a primeira instituição hospitalar do Brasil a conquistar o Prêmio HIMSS Elsevier Digital Healthcare Awards, dedicado a validar a excelência no uso de informações e tecnologia para melhorar a qualidade da saúde, o cuidado e a segurança do paciente. Ele é referência no Estado, sendo o quarto em número de partos pelo SUS e o quinto em internações. Foi o primeiro hospital do país a obter também o nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
“É essa experiência em cuidar de gente com respeito, carinho e eficiência que queremos também oferecer à população belo-horizontina. A nossa qualidade e competência pode ser constatada nos números, mas vai além deles. Está na simpatia de um enfermeiro, no cuidado de um técnico de enfermagem, na presteza de um recepcionista, na qualidade técnica e humana do corpo médico”, completa o Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Dr. Mauro Oscar Soares de Souza Lima.
Usisaúde – Além de inaugurar o Hospital Libertas, a FSFX também tem planos de ampliação e consolidação da sua operadora de planos de saúde – a Usisaúde, que já está sendo comercializado em Belo Horizonte e região metropolitana.
Há mais de três décadas no mercado, ela atende todos os colaboradores da Usiminas (mais de 13 mil funcionários), e mais de 210 mil clientes nos setores médico-hospitalar, odontológico e transporte aeromédico.
A Usisaúde é hoje a maior operadora filantrópica do país e a mais renomada do Vale do Aço. Além de oferecer uma rede própria de hospitais, o cliente Usisaúde também pode contar com atendimentos em hospitais que são referência em Belo Horizonte.
A operadora tem hoje 225 hospitais parceiros e mais de três mil médicos conveniados, sendo referência em Atenção Primária. “O nosso compromisso tem sido o de oferecer atendimento médico-hospitalar, odontológico e transporte aeromédico com excelência, preço, qualidade e cobertura. Quem já conhece o Usisaúde sabe da sua eficiência e agora esse serviço será ampliado com a inauguração de mais um hospital na capital mineira”, conclui Marcelo Teixeira.
A Fundação São Francisco Xavier – braço da Usiminas nas áreas de Saúde e Educação, a entidade beneficente é reconhecida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social. Atuando desde 1969, conta com mais de 6.500 colaboradores. Tem ainda o Centro de Odontologia Integrada, que mantém os melhores indicadores de saúde bucal já divulgados no Brasil, e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente – Vita, que soma mais de 160 mil vidas sob sua gestão.
Na área de educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 3 mil alunos, da educação infantil à graduação.