FUPEC CONECTA realiza mutirão de Cirurgias em Guaranésia/MG

A Fundação de Pesquisa e Ensino da Cirurgia – FUPEC, idealizada pelo Dr. Alcino Lázaro da Silva, falecido em 2022, continua com várias atividades levando cirurgias gratuitas para pacientes do interior de Minas Gerais, cumprindo, dessa forma, um sonho do conhecido cirurgião.

Recentemente, o mutirão de cirurgias aconteceu em Guaranésia, em parceria com a prefeitura local e a UFMG, através do seu internato rural, que é supervisionado pelo Prof. Francisco Panardes Rubió. Na ocasião, o “FUPEC CONECTA” realizou diversos procedimentos cirúrgicos, como de hernias, varizes, hemorroidas e ginecológicas. Foram 148 cirurgias de ambulatório e 26 cirurgias no bloco cirúrgico da Santa Casa de Caridade daquela cidade. A seleção de pacientes foi feita pela Dra. Beatriz Deotti, com a participação ativa dos alunos do internato rural da UFMG.

De acordo com a presidente da FUPEC, Dra. Beatriz Deotti, professora da Faculdade de Medicina da UFMG e colocprotogista, o projeto tem como objetivo oferecer tratamento cirúrgico na própria cidade evitando o tratamento fora de seu domicílio. Nesse sentido, no recente mutirão de cirurgias realizado na cidade de Guaranésia/MG, “montamos várias equipes. Todos os cirurgiões: Ana Inamine, Helen Mara Freire, Nelson Nogueira Reis, Linconl Lopes Ferreira, Maria Lucia Pereira, Janaina Ângelo, Bárbara Theobaldo, e o instrumentador Rodrigo Pinheiro, participaram dessa importante ação, de forma voluntária”.

O mutirão de Guaranésia, destaca, “foi um sucesso, com grande aprovação da população, que participou em massa do evento de lançamento do FUPEC Conecta”.

Mais um mutirão de cirurgias está programado para acontecer ainda em outubro. Desta vez, será na cidade de Cabo Verde, sul de Minas, no próximo dia 23. Outros dois ainda estão sendo organizados para outros municípios.

Sair da versão mobile