FUPEC realiza mutirão de cirurgias oftalmológicas em Belo Horizonte

Prof. Rubio, Dra. Marcia Foureaux, Profa. Beatriz Deotti e as alunas da UFMG .

 A Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia – FUPEC, instituição idealizada pelo médico mineiro Alcino Lázaro da Silva, falecido em 2022, continua o seu caminho, agora com a médica Beatriz Deotti, na presidência da entidade. Entre as atividades que a entidade vem desenvolvendo está o projeto “FUPEConecta – Mutirões de Cirurgias” em cidades do interior de Minas Gerais, cujo objetivo é tornar o tratamento cirúrgico acessível aos pacientes carentes, conforme idealização do Dr. Alcino. 

De acordo com a Dra. Beatriz, “o projeto oferece tratamento cirúrgico a pacientes carentes realizado por especialistas experientes. Evita também que as doenças de tratamento eletivo evoluam para urgência, as doenças urgentes evoluam para emergência e as emergências para desfechos com sequelas permanentes e óbitos”.

No momento, a FUPEC está realizando um mutirão de cirurgias oftalmológicas, com a oftalmologista Dra.  Marcia Foureaux, como voluntária.  O mutirão é uma parceria da FUPEC com a Extensão de Feridas da UFMG e o Município de Guaranésia. As cirurgias estão sendo realizadas Núcleo Médico de Oftalmologia.

A presidente da FUPEC observa que o que mais a tem surpreendido nesse mutirão é o apoio dos familiares e amigos. Também a alegria dos pacientes. O estágio avançado da doença (retinopatia diabetes) é outro fator: 33,3% dos pacientes têm grau avançado.

Ela explica ainda como as prefeituras do interior podem se inscrever para o mutirão de cirurgias. Conforme informa, elas devem enviar um e-mail para a FUPEC solicitando a parceria com o projeto FUPEConecta – Mutirão de Cirurgias, através do endereço: fupecmg@gmail.com                

A seleção é feita após estudo logístico da lista de pacientes do Município parceiro.

Sair da versão mobile