Higiene lingual: veja como técnica simples pode manter sua saúde bucal

Dra. Bruna Conde: “raspar a língua adequadamente evita mau hálito, cáries e doenças periodontais, entre outras”.

          Você sabia que a língua é uma das principais regiões da boca onde as bactérias que causam o mau hálito se acumulam? Sua superfície irregular possui sulcos e papilas gustativas, o que facilita o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias, que podem levar à formação de uma camada sobre ela de biofilme (placa bacteriana espessa e aderente). Essa placa se chama saburra lingual. Ela pode ser esbranquiçada ou amarelada, e causar mau hálito. “Por isso, a limpeza da língua é tão importante para a saúde bucal. Além de prevenir o mau hálito e o risco de doenças periodontais, cáries e outras doenças bucais, sua higiene pode melhorar a sensação de limpeza na boca e a percepção de sabor dos alimentos.” A orientação é da cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal, Dra. Bruna Conde, de São Paulo/ SP.

Conforme explica, para a higiene da língua pode ser feita através de um instrumento denominado raspador lingual que, passado sobre a superfície da língua, remove a placa bacteriana e os resíduos alimentares. O seu uso pode ser mais eficaz do que a escova de dentes na remoção da placa bacteriana e dos resíduos que se acumulam na língua. Isso porque a superfície do raspador é plana e lisa, o que permite remover os resíduos de forma mais eficiente do que as cerdas da escova de dentes.

Como escolher um raspador de língua?– A Dra. Bruna Conde dá aqui algumas dicas:

            Como limpar a língua? – Esse procedimento consiste em passar o raspador sobre a superfície da língua para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares. Repita o procedimento até que toda a superfície da língua tenha sido raspada. Após a raspagem, enxágue a boca com água.

Além da raspagem da língua, é importante manter uma boa higiene bucal, incluindo a escovação dos dentes regularmente, o uso do fio dental e uma dieta equilibrada com baixo consumo de açúcar e alimentos que possam manchar os dentes.

Conforme a Dra. Bruna Conde recomenda, em caso de dúvidas a pessoa deve procurar um dentista, nesse caso especializado em Halitose. Ele poderá orientar sobre como higienizar corretamente a língua e quanto a escolha do raspador mais adequado, observando as características da boca e da língua de cada paciente.

Sair da versão mobile