Diretores do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas: Luciano Zuffo, Jonas Moreira Cláudio Claúdio Oliveira e Daniel Giaccheri. Crédito: Marcos Nagelstein
O Hospital Banco de Olhos São Pietro possui uma longa e bem sucedida história no ensino de oftalmologia no Rio Grande do Sul. Anualmente, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) avalia todas as instituições que atuam com residência médica – mediante realização de prova de título de Especialista em Oftalmologia. Na média dos últimos três anos (2021, 2022 e 2023), o programa de residência do Hospital Banco de Olhos São Pietro se mantém em primeiro lugar na região Sul e em 7º lugar do Brasil.
A jornada, dedicada à pós-graduação na área de Oftalmologia, iniciou-se em 1988, sob o comando dos Drs. João Borges Filho (Coordenador Geral) e Roberto Lubisco Filho (Coordenador Executivo). Dentre muitos líderes de setores especializados, destacam-se os Drs. Antônio Celso Araújo, Eduardo Marques Mason, Humberto Lubisco Filho, Roberto Freda e Wilson de Oliveira Leite Filho. Em 2011, formalizou-se o Programa de Residência Médica junto ao MEC e, antes, em 2006, teve início ao que hoje é designado o Programa de Aperfeiçoamento em Oftalmologia Especializada – Modalidade Fellowship.
Sob a coordenação do Dr. Ricardo Morschbacher desde 2014, a equipe de ensino é composta atualmente por 23 preceptores, distribuídos em suas subespecialidades oftalmológicas. Ao longo desses anos, formaram-se mais de 30 turmas de especialistas que, hoje, ocupam destacadas posições no meio profissional e acadêmico.
De acordo com o Dr. Morschbacher, “o programa de residência da instituição sempre foi de excelência e o desempenho dos residentes na área, mediante avaliação do curso, chancela a posição do hospital como o primeiro da região Sul do Brasil”, afirma.
Referência em doenças oculares e maior prestador de serviços SUS na área de Oftalmologia do Estado, a residência médica do HBO é baseada em dois grandes pilares. O número 1 é o aporte de pacientes atendidos, com uma demanda extensa de conhecimento em diversos diagnósticos e ocorrências. O segundo pilar é o ensino do ponto de vista teórico e o desenvolvimento de habilidades em vários procedimentos, resultado da presença constante do preceptor junto ao residente.
Desde 2015, o Hospital Banco de Olhos São Pietro vem se posicionando de forma exemplar na avaliação do ensino, despontando em primeiro lugar entre os melhores serviços do País. O próximo edital para residência, com data do próximo concurso, está previsto para sair no 2º semestre de 2023.