Hospital da Baleia BH/MG, inicia Outubro Rosa com exposição fotográfica

A quinta edição do Projeto Poderosas resgata autoestima de mulheres na luta contra o câncer de mama e pode ser conferida no Minas Shopping e Teatro da Cidade, em Belo Horizonte.

O Hospital da Baleia, de Belo Horizonte, e o fotógrafo Alexandre Rust anunciam a abertura da Exposição Poderosas, com fotos de pacientes em tratamento de câncer. A amostra será realizada em dois pontos, no Minas Shopping e Teatro da Cidade, de 1 a 31 de outubro, com entrada franca nos dois locais.

O Projeto Poderosas é uma iniciativa que nasce do voluntariado, com o objetivo de abrir os olhos de mulheres em tratamento de câncer para uma nova perspectiva. Durante o tratamento, com a queda de cabelo e as dificuldades geradas pela medicação, a maioria passa pelo processo de perda da autoestima e distorção com a própria imagem.

Por meio dos trabalhos voluntários do fotógrafo Alexandre Rust, aliado a maquiadores, designers de sobrancelha, cabeleireiros e produção, seis pacientes do Hospital da Baleia ganharam um dia de beleza. O resultado pode ser conferido nas exposições.

No Minas Shopping, a exposição trará as fotos das pacientes da edição de 2024, a quinta já realizada. No Teatro da Cidade, serão expostas fotos das quatro edições anteriores, uma homenagem a todas as quase 300 mulheres que já passaram pelo projeto.

Entre as personagens da exposição está Kellen Cristina, de 33 anos. Mãe de uma menina de 4 anos, ela descobriu um caroço no seio e passa por quimioterapia e radioterapia. A doença avançou com metástase, mas a força e vontade de viver para criar sua filha, a mantém firme. “Minha fé e desejo de acompanhar minha filha crescendo são os sentimentos que me movem. Nesse processo, o Projeto Poderosas foi uma sementinha que me fez florescer novamente. Eu voltei a me olhar e ver uma mulher cheia de vida”, comenta.

Oncologia – A maior incidência de câncer nas mulheres é nas mamas. No Brasil, esse número é próximo de 67 casos a cada 100 mil mulheres por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Este tipo de câncer também é o mais fatal, com maios de 18 mil óbitos registrados em 2021.

A Exposição Poderosas é uma forma de ativar a campanha Outubro Rosa, promovendo um novo olhar às mulheres que enfrentam a doença e conscientizar mais mulheres sobre a importância de agir preventivamente, com acompanhamento médico periódico e o exame de mamografia.

O Hospital da Baleia dispõe do Centro de Referência em Oncologia e um núcleo de cirurgiões mastologistas para o tratamento. Tem também aparelho de mamografia, utilizado no acompanhamento das mulheres em tratamento ou em acompanhamento. Os exames no Baleia são realizados por demanda das pacientes em tratamento ou pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Sair da versão mobile