A dona de casa Kelly Cristina, deficiente auditiva, teve acompanhamento de uma intérprete de libras durante o parto, no Hospital e Maternidade Vital Brazil.
Uma situação inédita e emocionante aconteceu nesta semana no Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), em Timóteo, no leste de Minas Gerais, região conhecida como Vale do Aço. O Hospital, que é referência em atendimento às gestantes na cidade, realizou o primeiro parto de uma gestante deficiente auditiva com a ajuda de uma intérprete de libras no município.
A dona de casa, Kelly Cristina Vasconcelos Martins Moreira, deu à luz ao filho Nicolas Lucca Vasconcelos Moreira com o auxílio de uma amiga, que a ajudou muito na comunicação com a equipe. A profissional de Libras, que será madrinha do bebê, acompanhou o parto a pedido da mãe.
A gestação merecia atenção devido a uma anormalidade no desenvolvimento do feto caracterizada pela baixa produção de líquido amniótico chamado Oligohidrâmnio. O procedimento realizado pela médica Vanessa Yuri Nakaoka, foi um sucesso. Mãe e filho passam bem. “Me senti muito tranquila e acolhida durante todo o tempo na Maternidade. Foi tudo ótimo”, contou a mamãe.
“Foi a primeira vez que o HMVB realiza um parto com esse tipo de acompanhamento. O Hospital, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, tem como premissa o atendimento humanizado e a inclusão no atendimento às pessoas da comunidade. O parto foi comemorado por todos da equipe com muito carinho”, disse o Superintendente do Hospital e Maternidade Vital Brazil e Hospital Márcio Cunha, Dr. Bruno Nunes Ribeiro.