O Hospital Edmundo Vasconcelos, localizado ao lado do Parque Ibirapuera, em São Paulo, completa 75 anos, se destacando como um dos principais hospitais do país ao oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes com os melhores cuidados de saúde e investindo em diversas práticas de inovação na saúde. Uma delas, implantada em 2023, é o robô Da Vinci Xi, a quarta geração da tecnologia de cirurgias robóticas. Em menos de um ano, mais de 100 procedimentos já foram realizados.
Como destaca o seu diretor, Dario Ferreira Neto, com essa tecnologia, o hospital ingressou em um seleto grupo de instituições hospitalares no Brasil. Seus benefícios exclusivos e precisão incomparável têm revolucionado nossos procedimentos cirúrgicos, proporcionando aos pacientes uma experiência de cuidado de saúde excepcional e resultados extraordinários”. A implantação do robô incluiu diversos processos multidisciplinares, compostos por treinamentos com profissionais especializados e técnicos, capacitações e workshops, além da adaptação de toda a infraestrutura do hospital para receber a tecnologia.
Novos aparelhos reforçam a estrutura de ponta do Edmundo Vasconcelos, presente no centro cirúrgico, com centro de diagnóstico e terapêutica, leitos de recuperação anestésica com visão completa dos pacientes, salas dedicadas a endoscopias, colonoscopias e outros procedimentos menores, e 10 salas cirúrgicas com capacidade para realizar procedimentos de diferentes complexidades, sendo duas delas para cirurgias robóticas que oferecem a assistência completa aos pacientes.
Os investimentos em tecnologia têm sido constantes e têm integrado toda a estrutura interna do hospital. É o caso do sistema ERP MV, que oferece uma gestão hospitalar com organização das informações e integração mais eficiente dos processos assistenciais e administrativos. Além disso, outras tecnologias, como a infraestrutura de rede e conectividade, novos sistemas de TI, novos canais de atendimento e telemedicina, também foram implementados nos últimos anos.
Além disso, o hospital tem investido em equipamentos de última geração, melhorias em procedimentos cirúrgicos, exames, consultas ambulatoriais e atendimentos de pronto-socorro e capacitação e preparação dos colaboradores e médicos.
“Acreditamos que a inovação e a tecnologia são catalisadoras para enfrentar os desafios inerentes à prestação de serviços de saúde. Buscamos sempre soluções para a experiência do paciente, tornando-a mais acolhedora e segura. Ao unirmos a competência de nossa equipe médica à constante inovação e à vanguarda tecnológica, estamos moldando o futuro da saúde com qualidade, segurança e empatia”, ressalta o diretor do Hospital Edmundo Vasconcelos.
De acordo com Dario Ferreira, a inovação e a tecnologia também estão por trás de uma gestão mais eficiente de recursos, com soluções inteligentes que garantem soluções que reduzem desperdícios. Um dos principais investimentos nesse sentido diz respeito à gestão de infraestrutura, responsável por empresas terceirizadas especializadas e pelos colaboradores em diversas áreas como, manutenção predial, sistemas de climatização, jardinagem, limpeza, rouparia, segurança, logística, engenharia clínica e nutrição. Para o gerenciamento de instalações sempre são considerados aos princípios ligados ao ESG, que incluem aspectos de sustentabilidade, responsabilidade social e ética de governança. “O grande objetivo é aumentar a produtividade, a eficiência e a gestão dos investimentos financeiros, mas, isso tudo, contando com o nosso controle e gestão de cada atividade, trazendo sempre, em primeiro lugar, o cuidado centrado no paciente. Queremos garantir um complexo hospitalar de excelência em saúde, com assistência humanizada, qualidade no atendimento e sustentabilidade, focado no bem-estar de nossos pacientes, médicos e colaboradores”, destaca o executivo.
Hoje, o hospital atua em mais de 50 especialidades, conta com cerca de 1.000 médicos e mais de 850 funcionários. Possui unidade de quimioterapia e infusão em parceria com a Oncoclínicas, e um Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratorial em parceria com o Fleury. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Em 2023, a instituição foi eleita pelo ranking da Revista América Economia como o 4º melhor hospital privado do Brasil e 35º melhor da América Latina.