Hospital Santa Catarina-Paulista investe R$ 83 milhões em tecnologia de ponta
Modernização do parque tecnológico inclui implantação de um segundo robô cirúrgico, novo tomógrafo, hemodiálise, entre outros equipamentos avançados para aprimorar a segurança e a precisão nos tratamentos
O Hospital Santa Catarina-Paulista, localizado na capital paulista, considerado um dos cinco melhores hospitais do Brasil pelo ranking World’s Best Hospitals 2024 (Newsweek/Statista), acaba de realizar um investimento de R$ 83 milhões em tecnologia de ponta para ampliar e modernizar seu parque tecnológico. Entre as principais novidades estão um segundo robô cirúrgico Da Vinci, novos equipamentos de última geração para tomografia, hemodiálise, hemodinâmica, endoscopia e ultrassom cardíaco, bem como a revitalização de algumas unidades de internação, além de uma parceria com a LVC Share para ampliação e modernização de sets de vídeo, óticas e instrumentais utilizados no Centro Cirúrgico.
Destaque – O novo robô cirúrgico, Da Vinci X, é um dos grandes destaques desta nova fase de modernização. Com esta implantação, o Centro Cirúrgico do Hospital tem, agora, à disposição, dois equipamentos para cirurgia robótica. A Instituição já contava com uma máquina do robô Da Vinci Xi e um programa de cirurgias robóticas para capacitação e certificação de cirurgiões habilitados a operar com o robô.
De acordo com o diretor geral do Hospital Santa Catarina-Paulista, Rogério Quintela Pirotto, “desde 2018, já realizamos mais de 2.500 procedimentos com o Da Vinci, equipamento que possibilita cirurgias menos invasivas, com incisões menores e maior precisão em áreas de difícil acesso, agregando mais segurança e qualidade à assistência. O novo robô e os novos investimentos em tecnologia reforçam nosso posicionamento estratégico de excelência no mercado, vinculado à alta complexidade”.
Segundo a diretora técnica do Hospital, Dra. Christiane Nicoletti, o novo robô possibilitará aumentar a agenda e o volume de cirurgias robóticas. “Teremos mais espaço na agenda concorrida do Centro Cirúrgico e nossos cirurgiões terão à disposição dois equipamentos de alta tecnologia para realizar procedimentos de alta complexidade minimamente invasivos”, destaca.
Última geração – Outro destaque são quatro novas máquinas para hemodiálise de última geração, com hemodiafiltração, que possibilita a remoção de toxinas, resíduos e excesso de fluidos do sangue durante a diálise, protegendo o paciente de contaminação e reduzindo a sensação de mal-estar. “As novas máquinas possibilitam uma terapia que mede e avalia as condições diretamente dentro do filtro. Assim, os volumes de substituição podem ser maximizados individualmente para cada paciente. Ela traz grande segurança também com o monitoramento do acesso venoso, já que monitora a pressão venosa e detecta precocemente o deslocamento da agulha em pacientes com fístula arteriovenosa”, explica a médica.
Aos novos investimentos somam-se também um novo Tomógrafo, com mais eficiência e qualidade na realização dos exames, um novo rack de Endoscopia, para detecção, diagnóstico e tratamento avançado de doenças gastrointestinais, uma Hemodinâmica digital, com movimentação robótica e emprego de ferramentas de inteligência artificial para obtenção de imagens de qualidade superior, um Arco Cirúrgico 3D para obtenção de imagens intraoperatórias em 2D e 3D, com integração para cirurgia navegada e adaptado ao uso de braços robóticos na área de neurocirurgia e ortopedia, e um Ultrassom cardíaco de alta definição, primordial para realização de procedimentos avançados de cardiologia minimamente invasivos.
“A ampliação do nosso parque tecnológico faz parte de um plano de investimentos para qualificação dos nossos serviços. Todos os novos equipamentos contam com tecnologia de ponta. Além disso, seguimos nosso planejamento de revitalização das nossas unidades de internação. Queremos, dessa forma, oferecer o que há de mais moderno para o diagnóstico e tratamento humanizado, com foco sempre na segurança dos nossos pacientes”, afirma Silvia Andrade, diretora de operações.
Além de contar com a certificação Joint Commission International (JCI), o Hospital Santa Catarina-Paulista também possui um Centro de Ensino e Pesquisa Clínica que fortalece o compromisso com a excelência, ampliando o acesso dos pacientes a terapias inovadoras e protocolos de tratamento seguros.