Hospital Vila da Serra implanta Pronto Atendimento Urológico

Estrutura no Hospital Vila da Serra vai oferecer atendimento e tratamento de diversas doenças

O Hospital Vila da Serra inova mais uma vez com a abertura do seu Pronto Atendimento Urológico que vai atender as regiões de Nova Lima e Belo Horizonte. O serviço inicia as atividades com uma equipe de 15 especialistas. A estrutura inclui, ainda, uma sala reservada no bloco cirúrgico, caso haja a necessidade de realizar algum procedimento.

O idealizador do projeto é o coordenador da Clínica de Urologia do Hospital Vila da Serra, dr. José Eduardo Távora. Ele explica que existe uma demanda reprimida por esse tipo de atendimento na capital e também na região de Nova Lima, onde fica o empreendimento. “Muitas vezes a pessoa vai na urgência para um primeiro atendimento e só retorna quando há uma nova crise, geralmente em outro hospital. Com o Pronto Atendimento Urológico, o Vila da Serra oferece uma solução definitiva para o desconforto do paciente”, enfatiza.

O urologista enfatiza, ainda, que como o HVS é referência em ginecologia e obstetrícia, uma estrutura do gênero é um diferencial para o atendimento a gestantes, principalmente nos casos de cólicas renais. “Temos a possibilidade de discutir com o ginecologista cada caso e prescrever o tratamento mais indicado”, pontua.

O Pronto Atendimento Urológico também está apto a atender pacientes que apresentam sintomas de cálculo renal, infecção urinária, corrimento uretral e torção de testículos. “Se houver necessidade, o paciente pode ser internado e já sai com o problema solucionado”, afirma.

Prevenção

Dr. José Eduardo Távora lembra que, em se tratando de urologia, a palavra de referência é prevenção. “São problemas de saúde que não podem ser tratados com amadorismo. Só o tratamento médico consegue controlar a infecção, antes que atinja o sangue e cause a morte do paciente”, ressalta.

Assim, o checkup urológico é necessário tanto para homens a partir de 45 anos, como para mulheres. “Não sabemos as causas, mas os casos de câncer de próstata têm aumentado muito. A prevenção é que garante ao homem a cura da doença, logo no início. Para as mulheres, a prevenção ajuda a evitar ocorrências como a incontinência urinária”, frisa.

O Pronto Atendimento Urológico está sob a coordenação do urologista Geraldo Magela de Queiroz Tavares.

Serviço:

Sair da versão mobile