Em FocoÚltimas Matérias

Injeção sem Dor?: Fundação São Francisco Xavier cria dispositivo para acabar com a dor na hora da injeção

Não é só crianças que temem as agulhas, mas adultos também. Muitos relatam ansiedade e medo na hora de tomar uma injeção por causa da sensação de ardência e dor. Uma boa notícia, para aqueles que fogem da injeção, vem da Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas nas áreas da saúde e da educação. A entidade, por meio do seu programa “InovaAí Fundação”, acaba de implantar um dispositivo que promete amenizar ou acabar com a sensação de dor no momento da aplicação de agulhas.

O dispositivo é produzido com polietileno, isento de látex e com micro pontas estrategicamente distribuídas. Essas micro pontas ao serem pressionadas na pele, no local de administração de medicações por via subcutânea e intramuscular, sensibilizam os nervos locais, reduzindo ou eliminando a sensação de dor.

O projeto é de autoria de um grupo de colaboradores da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, formado por Késsia Fernanda dos Reis Barros, Eloíza Goncalves Campos e Kylmer Alexandre Leles Guimarães. O dispositivo já está sendo utilizado em pacientes da Pediatria, Oncologia Adulto e Pediatria Oncológica, com ótimo resultado.

A costureira Dulce Neide Pereira Lima, de 55 anos, é uma das pacientes da Unidade de Oncologia que aprovou o novo dispositivo. Com receio das agulhadas, Dulce passou por uma cirurgia no pâncreas para retirada de um tumor e faz acompanhamento médico todos os meses. “Eu tenho trauma de injeção desde pequena. Eu corria dos consultórios quando podia e até hoje tenho medo. Como faço exames todos os meses, tenho que enfrentar essa situação. Fico com tanta ansiedade que meu braço trava. Mas com esse dispositivo eu quase não senti a agulha. As pontas dele parece que relaxaram a minha pele. Achei muito eficiente. Agora só quero tomar injeções com ele”, diz.

Conforme explica a enfermeira Kessia Fernanda Dos Reis Barros – uma das idealizadoras do projeto, “trabalhamos com objetivo de proporcionar aos pacientes uma experiência agradável durante a administração de medicações por via injeção intramuscular e subcutânea, facilitando sua adesão e reduzindo o risco de acidentes do profissional que executa o procedimento. Este aparelho visa proporcionar uma experiência mais agradável e humanizada”.

Inovação – O objetivo do programa “InovaAí Fundação” é levar o conceito de inovação a todas os setores da Fundação São Francisco Xavier e apoiar as equipes no processo de mudança, avanço, debate e melhorias que envolvem o tema. “Além de incentivar a criatividade dos colaboradores, estimular a produtividade e disseminar conhecimentos, através deste projeto estamos sempre apostando nas competências e habilidades das pessoas e promovendo melhorias contínuas que proporcionem oportunidade de crescimento para todos”, observa, ao destacar que com esta ação “queremos mostrar na prática que todos podem inovar e que inovação, além de gerar resultados para a Instituição, é algo que pode acontecer de forma simples, espontânea, com participação dos colaboradores. O próximo passo é divulgarmos um programa de inovação para o público externo para disseminar, ainda mais, a cultura de inovação”, afirma Hécio Silva Moronari Júnior, Gerente de Inovação e Tecnologia da Informação da FSFX.

O inovaAÍ Ideias é fruto de uma parceria da Gerência de Inovação Corporativa da Usiminas com a Gerência de Inovação e Tecnologia da Informação da FSFX.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo