Maio, mês da Enfermagem
No dia 12 de maio comemora-se em todo o mundo o Dia da Enfermagem. A data foi escolhida em referência ao dia do nascimento da inglesa Florence Nightingale (1820), considerada a fundadora da Enfermagem moderna. É também uma forma de homenagear a pioneira da Enfermagem no Brasil, Ana Neri, falecida em 20 de maio de 1880.
Segundo o Conselho Federal de Enfermagem-COFEN, o órgão conta com o registro de 2.819.838 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Desde as suas precursoras Florence Nightingale e Ana Neri, as mulheres são maioria desta força de trabalho. Elas correspondem a 85% dos profissionais de Enfermagem no Brasil.
O profissional de enfermagem pode atuar em diversas áreas que exigem conhecimentos especializados. No Neocenter/Belo Horizonte, por exemplo, esse grupo representa 63% do quadro funcional e atua em terapia intensiva neonatal e pediátrica, em enfermagem obstétrica, em treinamentos, em controle de infecção hospitalar e em gestão da qualidade de processos.
Rotina de Cuidados Individualizados
A rotina de trabalho das equipes envolve uma assistência muito próxima ao paciente e seus familiares, muitas vezes com cuidados de alta complexidade, que necessitam de ações e reações imediatas. Por essa proximidade, a enfermagem desenvolve uma relação profissional pautada na empatia e afeto.
O dia a dia, no entanto, precisa também de muita técnica e conhecimento de forma que o paciente receba cuidado integral em uma assistência baseada na individualidade daquela parturiente, bebê ou criança. Além de assistirem o paciente, os profissionais da enfermagem executam prescrições, atualizam prontuários, preparam instrumentos, acionam a equipe multidisciplinar, dentre outros.
A enfermagem também é fator determinante na qualidade de processos assistenciais gerenciados por meio de indicadores, protocolos, registros e desenvolvimento de documentos que fomentam a melhoria de resultados com foco na segurança do paciente.