Mostra fotográfica ilustra as milhares de vidas de bebês prematuros salvas pelo Neocenter

Mostra fotográfica ilustra as milhares de vidas de bebês prematuros salvas pelo Neocenter

“A vida que mudamos é o que nos move” é a mostra fotográfica que o grupo Neocenter apresenta até o final do ano (31/12) em sua Maternidade, localizada no bairro Cruzeiro, na rua Martinho Campos, 25, em Belo Horizonte, sobre os milhares de vidas de bebês prematuros salvas pela instituição hospitalar, referência em neonatologia e em partos de risco.

A exposição – que faz parte do Novembro Roxo, mês que tem como objetivo alertar a sociedade a respeito da prevenção de partos prematuros e sobre os cuidados com os bebês nascido antes do tempo, é um recorte dos milhares de vidas que já passaram pelo Neocenter ao longo dos 31 anos de história da instituição. Ela representa o período em que as crianças estiveram internadas e como elas estão hoje. Além de fotografias de arquivo pessoal de 21 pacientes, a Mostra também apresenta imagens produzidas na UTI Neonatal do Neocenter Maternidade, clicadas pela fotógrafa Paula Beltrão.

Entre uma foto e outra histórias são contadas, como a do Guilherme Santos, que, hoje, aos 16 anos, passa uma mensagem especial a quem está em situação semelhante aos dos seus pais. “Tive hemorragia cerebral, operei o coração e fiquei quatro meses na UTI do Neocenter. Na época, os médicos disseram que eu tinha poucas chances de sobreviver e que caso sobrevivesse eu teria sequelas, mas, contrariando todas as probabilidades, estou aqui, bem e sem nenhum problema relacionado à prematuridade. O que posso dizer para as mães que estão passando pelo que minha mãe passou é para terem esperança na recuperação dos seus filhos”.

Nossa história – Desde 1992, o Neocenter garante que bebês nascidos antes do tempo, tenham condições de lutar pela vida. A resiliência desses bebês foi inspiração, na época, para os jovens médicos fundadores inaugurarem a primeira unidade particular de terapia intensiva neonatal de Minas Gerais, dando a chance para essas crianças crescerem com o máximo de qualidade de vida possível.

Na época de inauguração do Neocenter, a taxa de sobrevida de bebês prematuros no estado era muito baixa, pois não havia estrutura, profissionais capacitados e equipamentos médico-hospitalares para atender crianças tão pequenas, fato que deu à instituição o pioneirismo na implantação de diversas modalidades terapêuticas na assistência intensiva aos recém-nascidos. Esses cuidados se estenderam para crianças criticamente doentes e ao binômio mãe-filho, no qual a instituição oferece a melhor assistência com alta resolutividade, de forma humanizada.

Até hoje, mais de 50 mil pacientes já passaram pela instituição, o que demonstra a importância do Neocenter para a sociedade e para os milhares de vidas que foram mudadas ao longo dos anos.

Mostra fotográfica “A Vida que Mudamos é o que nos Move”

Local: Neocenter Maternidade – restaurante

Rua Martinho Campos, 25. Bairro Cruzeiro – Belo Horizonte (MG)

Até quando: até 31 de dezembro de 2023

Sair da versão mobile