Motos: uso inadequado pode causar dores na coluna

É fundamental estar bem preparado fisicamente e mentalmente ao pilotar uma moto, destaca ortopedista

Nos últimos meses, com o confinamento social em virtude da Covid-19, houve uma demanda muito grande pelo sistema “delivery”, serviço feito, justamente, por motociclistas, profissionais que estão sujeitos a dores nas costas e na coluna devido à posição, muitas vezes inadequada, ao pilotarem suas motos. A observação é do ortopedista Rodrigo D’Alessandro, especialista em coluna vertebral e membro do corpo clínico do Instituto Mineiro de Ortopedia e Traumatologia – IMOT.

Segundo ele, o hábito de andar de motocicleta deve ser encarado como uma atividade física de risco moderado. “Hoje dispomos de uma infinidade de motos, com os mais diferentes designs e sistema de amortecimento. Porém, muitas não têm uma ergonomia adequada, ou é utilizada de forma disfuncional, o que acarreta uma sobrecarga para coluna e aumenta a pressão sobre os discos intervertebrais”. Por isso mesmo, destaca, é importante saber escolher a moto que melhor se adequa ao seu biotipo, idade e finalidade (street, trail, touring, scooter, esportiva…).

Esse veículo é um importante meio de transporte, principalmente nas grandes cidades, bem como também para lazer. “Nesse sentido, não devemos nos furtar de usufruir do prazer e comodidade de dirigir uma moto. Mas devemos ter cuidados com o equipamento e observar as orientações parar aproveitar o máximo, sem que isso resulte em malefícios à saúde, uma vez que horas de trabalho, tensão nas ruas e posição inadequada podem levar a dores nas costas e na coluna. Assim, é fundamental estar bem preparado fisicamente e mentalmente ao pilotar uma moto”, destaca o especialista, apontando algumas dicas de prevenção:

Sair da versão mobile