ONG Zoé conquista o prêmio Humanizar Saúde por ações de saúde a populações remotas da Amazônia

Da esquerda para a direita: Plinio Averbach, Fernanda Averbach e Rodrigo Gomes, da equipe da Zoé, na cerimônia do Prêmio Humanizar

Foto: Divulgação

Fundada em São Paulo, em 2019, a ONG Zoé, que tem como propósito levar saúde especializada a populações remotas da Amazônia,venceu o prêmio Humanizar Saúde, promovido em novembro pela Teva Brasil. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e apoiar projetos inovadores e inspiradores de organizações sem fins lucrativos que humanizem o cuidado, melhorando a vida de pacientes e de seus familiares.

Desde a sua fundação, a entidade já realizou 9.908 atendimentos a comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós e baixo Amazonas, nas regiões de Belterra, Aveiro, Santarém e Óbidos, no estado do Pará. Entre eles: cirurgias de hérnia, vesícula, ginecológicas e dermatológicas, tratamentos de varizes, exames de endoscopia, colonoscopia e ultrassons, consultas de clínica médica, exames e consultas e relacionados à saúde da mulher, consultas e tratamentos de saúde mental.

O atendimento da Zoé é feito por médicos, psicólogos e profissionais de enfermagem, todos voluntários, em unidades de saúde locais, como o Hospital Municipal de Belterra, o Hospital Dom Floriano na Providência de Deus (Óbidos) e o Posto de Saúde de Aveiro, além de barcos hospitais que já atuam na região. Esse modelo de atendimento permite levar saúde especializada a comunidades do entorno dos hospitais e para as que estão mais distantes, com acesso possível apenas por meio fluvial. Para viabilizar o trabalho, a Zoé conta com doações de recursos financeiros de pessoas físicas, organizações privadas e parcerias realizadas com prefeituras, universidades e instituições de saúde locais.

Na primeira etapa da premiação, a Zoé ficou entre os 10 finalistas, selecionados por uma comissão interna da Teva. Depois, para esses projetos, a votação foi aberta para públicos distintos, em três categorias: população geral; médicos e profissionais da saúde; e jornalistas e influenciadores de saúde.

Por meio dessa votação, foram escolhidos três vencedores, um de cada categoria, que foram conhecidos na cerimônia oficial do Prêmio Humanizar Saúde, realizada em 6 de novembro, em São Paulo. Cada vencedor, além do importante reconhecimento, recebeu o valor de R$ 50 mil para investir na ampliação ou continuidade de seu projeto. A ONG Zoé venceu na categoria jornalistas e influenciadores de saúde.

Sobre a Zoé – A entidade foi fundada em São Paulo (SP), no final de 2019. O grupo de fundadores é formado predominantemente por médicos, com histórico pessoal de atendimento a populações da Amazônia. Nas expedições, a equipe da Zoé realiza, entre outros procedimentos, consultas, cirurgias, exames de ultrassonografias e endoscopias, atendimentos psiquiátricos e psicológicos. Com sua atuação, a Zoé beneficia a população e contribui para diminuir a fila do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja espera para procedimentos especializados pode ser de meses a anos. Além da assistência em saúde, a Zoé conduz pesquisas acadêmicas e oferece educação e treinamento para profissionais locais.

Faça parte – Qualquer pessoa pode contribuir com o trabalho realizado pela ONG Zoé em prol das populações ribeirinhas do Pará. Para fazer sua doação, acesse: https://ongzoe.org

Sair da versão mobile