Personagem: Valdemir Xavier, vítima de infarto, procura a equipe do Samu que salvou sua vida

Valdemir e os socorristas que o atenderam, André Piotrovski e Beatriz Wolff Thiago Cordeiro

Foto: Divulgação

No dia 18 de janeiro de 2025, Valdemir Aparecido Xavier, 58 anos, sofreu um infarto enquanto estava em sua residência em Ponta Grossa (PR). Na ocasião, ele recebeu atendimento emergencial da equipe da unidade móvel Bravo Samu,que 05 do agiu rapidamente para salvar sua vida.

Quatro dias depois (22/1), já recuperado, Valdemir procurou os socorristas para agradecer pessoalmente os profissionais que o atenderam naquele momento crítico. Durante a visita, ele relembrou como a agilidade e a ação da equipe foram fundamentais para que pudesse estar ali naquele dia.

Na data do atendimento, Valdemir apresentou dor torácica e dificuldade para respirar e o Samu/Ponta Brossa/PR foi acionado. O atendimento começou com o Técnico Auxiliar de Regulação Médica – TARM, Joice Gerônimo, responsável pela coleta dos dados iniciais e pela comunicação com a equipe médica. A médica reguladora Laís Spinassi analisou o caso e mobilizou a unidade mais próxima. 

O rádio-operador Anderson Budnaroski coordenou o despacho da viatura Bravo 05, conduzida por André Piotrovski e pela técnica de enfermagem Beatriz Wolff. Ao chegarem ao local, os socorristas encontraram Valdemir com sudorese intensa e dor torácica aguda. 

Durante a transferência para a viatura, o paciente perdeu a consciência, o que exigiu uma reação ainda mais rápida da equipe, que o estabilizou e depois o encaminhou à Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula, onde o diagnóstico de infarto foi confirmado.

“Eu só posso agradecer por todo o esforço e dedicação que tiveram comigo. Se não fosse pelo trabalho impecável, eu não estaria aqui hoje”, disse Valdemir emocionado durante a visita. 

“Atuar com urgências é lidar com situações críticas e desafiadoras na maior parte do tempo. Em momentos como esse, em que um paciente nos visita e demonstra a importância do nosso trabalho, nos enchemos de energia e motivação para seguir atuando com extrema dedicação. Esse reconhecimento também reforça a importância da comunicação eficiente e da agilidade nos atendimentos de emergência”, comenta Thiago Cordeiro, coordenador da Central de Regulação de Urgências do Samu da região, que é operado pelo CIMSAMU Campos Gerais, em parceria com a SMB Gestão em Saúde.

Sair da versão mobile